Rede Social do Café

T Ó P I C O : Movimento: Eu Adoro o Pingado

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5230

Visitas: 25.047.338

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Movimento: Eu Adoro o Pingado


Autor: Bruno Ribeiro

4.422 visitas

8 comentários

Último comentário neste tópico em: 31/05/2010 13:21:38


Bruno Ribeiro comentou em: 27/05/2010 09:00

 

Movimento: Eu Adoro o Pingado

 

 

Estamos lançando o movimento EU ADORO PINGADO que tem como missão resgatar e valorizar o PINGADO, uma das mais brasileiras bebidas de café.
Além de preservar um patrimônio cultural, servirá para expandir a base de consumidores, estimulando a molecada a consumir café em sua forma mais divertida: o PINGADO.
Sendo um movimento de livre adesão, onde todos são voluntários e estão dispondo de sua criatividade, inspiração e transpiração para que fortaleça o vínculo de todos com o café, os materiais disponíveis são de uso liberado, podendo ter as mais diversas aplicações, como banners, flyers, cartazes ou mesmo camisetas.

Cafeterias e padarias de norte a sul do Brasil já estão fazendo parte.
Dessa forma, o café, a cafeicultura e todos os envolvidos na imensa cadeia do café ficarão muito gratos!
 
 
EU ADORO PINGADO
 
MOVIMENTO DE VALORIZAÇÃO DO PINGADO
 

 
 
 
O Pingado é uma instituição tipicamente brasileira, bebida campeã de vendas e consumo matinal nas melhores padarias país afora. Em sua receita clássica, é preparado com um autêntico cafezinho feito em coador de pano e adicionado de um pouco de leite, como se fossem apenas alguns pingos...
 
Hoje o mercado está vivendo o pleno florescimento das cafeterias, que trazem consigo uma nova cultura de consumo do café e de suas bebidas derivadas, entre elas o Machiatto, combinação do espresso com um pouco de leite vaporizado, versão italiana do nosso Pingado. No entanto, o tradicional e bom Pingado mantém liderança absoluta e folgada nos pedidos dos balcões das padarias, juntamente com o inseparável pão na chapa.
 
Manter a História viva é preservar a cultura, a memória e tudo de bom que ela pode proporcionar.
 
Valorizar o Pingado como uma manifestação cultural genuinamente brasileira através de um movimento aberto, de livre adesão e totalmente voluntário é a premissa do EU ADORO PINGADO (www.adoropingado.net)
 
A logomarca oficial, criada pelo designer gráfico Rodrigo Greco, de Belo Horizonte, pode ser utilizada das mais diversas formas, aplicada em camisetas, botons, papelaria e websites, desde que atendendo alguns requisitos simples.
 
Tem como irmã a Média, que leva mais leite, até chegar no famoso “meio a meio”, quando se tem a Média Clara. Com menos leite, tem-se a Média Escura.
 
E, afinal, o como é um bom Pingado?
 
 
 
 
MANDAMENTOS DO BOM PINGADO
 
 
1)   O café, base do Pingado, tem de ser honesto, de boa procedência e qualidade. (Um café de boa qualidade é delicadamente adocicado.)
2)   O preparo de café tem de ser correto, seja como cafezinho (no coador de pano ou papel) ou espresso. (Regras de Bom Preparo, que falam da quantidade de pó e qualidade da água, devem ser observadas.)
3)   Café gostoso é o preparado na hora, de preferência. (Não deixe o café por muito tempo em garrafa térmica ou sob aquecimento, pois isso leva à oxidação e, portanto, a uma perda de sabores.)
4)   Se o seu Pingado for feito com espresso, o café pode ser diluído como um “carioca” antes da adição do leite. (Diluir o café, sim; diluir o leite, nunca.)
5)   Use leite de boa procedência, sempre.
6)   O leite pode ser integral, semi-desnatado ou desnatado. (Porém, o ideal é usar o integral.)
7)   Evite ferver ou aquecer continuamente o leite. (Para que o seu sabor não se perca, nem suas qualidades nutritivas.)
8)   O Pingado usa apenas um pouco de leite, o suficiente para criar uma cor de caramelo ao se combinar com o café.(A Média é uma variação que leva mais leite, até o “meio a meio”.)
9)   Adoce a gosto. (Mas, deve ser lembrado que um bom café e um bom leite são levemente adocicados por natureza.)
10) Sendo um autêntico Café da Manhã, recomenda-se como acompanhamento do Pingado, um perfumado Pão na Chapa.
 
 
 
Ensei Neto, Maio de 2010.

Visualizar | |   Comentar     |  


Rodrigo Pasquini comentou em: 27/05/2010 09:47

 

Da cor do pingado

 

Um balcão amigo, um pingado esperto, e a alma se aquece. Esse brasileiríssimo café com leite não deixa na mão. Com pãozinho quente e manteiga, é o melhor jeito de começar o dia. O Paladar convida: vamos pingar?

Cíntia Bertolino

Ao ver um menino pedir um pingado numa padaria mineira, o especialista em café Ensei Neto teve um lampejo nostálgico. Lembrou de como gostava da bebida e lamentou o fato de ela não renovar seu "eleitorado" a cada ano. Teve a ideia de lançar o Movimento de Valorização do Pingado e é o que acaba de fazer.

 

 

 

 Original. Pingado de verdade é no copo americano

O Paladar não só aderiu ao movimento pró-pingado como também criou um manifesto em favor do café com um pingo de leite. Porque pingado que é pingado merece ser feito com o melhor café, o melhor leite e a melhor técnica. E ser tomado no copo americano que tornou-se a própria imagem do café com leite.

"Não tomava café na infância e na adolescência, mas o pingado preparado pela minha mãe eu adorava. Principalmente de manhã, antes de ir para a escola", conta Ensei Neto.

Depois de lançar o Movimento de Valorização do Pingado (MPV), o especialista convocou café-adictos amigos: Eduardo Maya, do Comida di Buteco e também a Marco Suplicy, do Suplicy Cafés Especiais.

O movimento foi tomando corpo. Tanto que agora até a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) anunciou que vai criar um dia nacional dedicado ao pingado (o do café foi na última segunda).

 

"Milhões de brasileiros começam o dia com ele, então por que não criar um dia do pingado?", diz Nathan Herszkowicz, diretor executivo da Abic. E decreta: "25 de maio do ano que vem, será o 1º dia do pingado".

 

 

Mas você não precisa esperar até lá para comemorar. Sugerimos que comece, hoje mesmo, a se deliciar com pingados mais caprichados. E para que não faltem receitas, Paladar perguntou a vários baristas como é o pingado que eles mais preferem.

 

Ninguém quer que você abandone o velho pingado de balcão da padaria. Apenas que dê uma chance a novas combinações escolhendo melhor os grãos de café, testando outros métodos de extração para descobrir com qual fica melhor e até deixando seu leite mais cremoso com a ajuda de um vaporizador. Tudo em nome da honra do pingado.

 

 

 

 

AMOR-MAIS-QUE-PERFEITO

 

 


Pode haver melhor jeito de começar a manhã que tomar um pingado e comer um pão na chapa bem quentinho, com manteiga derretendo?

 

 

 

 

 

CHAPA CHIC

 

 

 

 

 

 

 


Na cafeteria Coffee Lab, o brioche dourado e quentinho vem com a tradicional manteiga Aviação

Fonte: estadao.com.br

Visualizar | |   Comentar     |  


Eduardo Cesar comentou em: 27/05/2010 15:03

 

Um especialista em pingados esteve em cinco padarias e cafés paulistanos para provar essa famosa bebida e escolher qual é a mais saborosa
 

 

No último sábado, o Paladar convidou o especialista Ensei Neto a provar pingados em cinco padarias e cafés paulistanos. A primeira parada foi no Café Floresta, no térreo do Edifício Copan. Ao ouvir o pedido, a atendente perguntou: "É com leite ou com um pingo de leite?".


Teste. O café da Santa Tereza varia de acordo com o freguês

Apesar de originalmente pingado indicar café com um pingo de leite, essa não é uma regra fechada, inflexível. A cor e o sabor variam de acordo com o gosto do "freguês". Ensei pediu com pouco leite e sem açúcar, para avaliar melhor a bebida. Servido numa xícara, este primeiro pingado estava mais para macchiato. "Macchiato é o pingado italiano", brincou Ensei.

A temperatura é outra escolha bem pessoal. Ensei gosta de tomá-lo de morno para frio. "Assim é possível notar os sabores mais complexos do café e do leite", explica.

A parada seguinte foi a Padaria Palma de Ouro, na Bela Vista, onde a popularidade do café com leite segue inabalável. Feito com expresso, o leite estava excessivamente vaporizado, o que tornou a bebida aguada. Em compensação, o pão na chapa estava delicioso, dourado e crocante.

A terceira dose de pingado da manhã foi tomada na padaria Santa Tereza, fundada em 1872. A casa fica na Praça João Mendes, olha para as costas da Catedral da Sé e ainda faz o pingado com o tradicional café coado. Preparado por Bruno Vinícius de Sousa Brasil, o pingado mereceu elogios: "Este aqui honra os tantos anos de tradição da casa", disse Ensei.

Na padaria Aracaju, em Higienópolis, a bebida foi feita com leite frio - é a temperatura recomendada para o pingado preparado com expresso, para dar uma amenizada no leve amargor da cremado. "Quem gosta de pingado morno deve pedir o leite frio", ensina. Ensei também diz que leite não vaporizado é mais saboroso e "deixa o pingado mais encorpado",

No Suplicy Cafés Especiais, nos Jardins, o especialista se sentiu em casa. Para o café, escolheu um grão do Cerrado mineiro, da Fazenda Castelhano, moído e "passado" na hora na cafeteira Bunn - que tem filtro reto, em vez de cônico, o que garante a uniformidade do café. Quando o leite integral foi adicionado, a bebida clarinha, quase âmbar, virou uma mistura caramelo.

http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos+paladar,na-santa-tereza-o-tradicional-de-cafe-coado-ganhou-elogios,3780,0.shtm

Visualizar | |   Comentar     |  


Bruno Ribeiro comentou em: 27/05/2010 17:04

 

TIPOS DE PINGADOS

 

 

Pingado

É o café  com apenas um pingo de leite

 

Meio a meio

Belo equilíbrio: a média tem a mesma proporção de café e leite

 

Pingado claro

É mais suave. Vai com duas partes de leite para uma parte de café

 

Ainda mais clarinho

Muito leite com um pingo de café, só para dar uma corzinha

 

FONTE:http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos+paladar,tipos-de-pingado,3782,0.shtm

 

 

 

Visualizar | |   Comentar     |  


Eduardo Lopes comentou em: 28/05/2010 08:15

 

PINGADO É MAIS QUE PINGA

 

OK Bruno,

Estou aderindo ao "Eu adoro pingado".

Sugestão para mais uma mensagem:

PINGADO É MAIS QUE PINGA

e

É saudável, anima, reúne, descontrai, estimula e faz o contato mais proveitoso.

Eduardo Lopes

Visualizar | |   Comentar     |  


Bruno Ribeiro comentou em: 28/05/2010 11:29

 

 

Excelente Eduardo Lopes,

Saudações a todos, o cardápio está ficando excente!

Faço parte do movimento desde minha infância.

 

Visualizar | |   Comentar     |  


Agda Silva Prado comentou em: 28/05/2010 15:24

 

 

Oi Meu Amigo Bruno!

Estou nessa onda com vocês também.

Eu Adoroooooo Pingado!

Abraços.

Visualizar | |   Comentar     |  


Bruno Ribeiro comentou em: 31/05/2010 13:21

 

 

Vamos aderir a nossa cultura de consumo ao pingado.

 

Visualizar | |   Comentar     |  



1