T Ó P I C O : Fazenda Santa Genoveva: um palacete rural da cafeicultura
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5250
Visitas: 27.977.115
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
Fazenda Santa Genoveva: um palacete rural da cafeicultura
Autor: Sérgio Parreiras Pereira
987 visitas
1 comentários
Último comentário neste tópico em: 17/08/2010 07:30:35
Sérgio Parreiras Pereira comentou em: 17/08/2010 07:30
Fazenda Santa Genoveva: um palacete rural da cafeicultura
|
||||||
As terras em que hoje se encontra a fazenda Santa Genoveva tiveram origem nas sesmarias concedidas a João Rodrigues Pereira de Almeida, o barão de Ubá, um dos desbravadores da região do Vale do Paraíba fluminense e importante pacificador dos índios que habitavam aquelas paragens.
Domingos Theodoro era um homem de negócios, pois além de fazendeiro, atuava como capitalista. Participou da construção da Companhia Estrada de Ferro Rio das Flores, como um de seus fundadores, e ocupou a presidência da empresa por vários anos.
“Tivemos motivo de contentamento, por saber que o município de Valença, e muito particularmente a sua lavoura, procura erguer-se do seu atraso, do seu abatimento, ostentando galhardamente a par dos melhoramentos que promove que o bom preparo dos seus produtos, os sentimentos de filantropia, diremos mais, os sentimentos de paternidade, para com os infelizes que, companheiros nos labores insanos do trabalho agrícola, regozijam-se e aplaudem com a efusão das almas generosas e puras, todos os fatos que elevam e fazem a prosperidade do seu senhor, que dissemos? Do seu melhor amigo.”
Domingos Theodoro morreu em 1913. A fazenda Santa Genoveva passou, então, às mãos de seu filho Domingos e, posteriormente, para seus netos, até que em 1958 o ciclo dos Guimarães d’Azevedo se encerrou na fazenda Santa Genoveva. Após ser comprada por outras famílias, foi adquirida em 1990 pelos atuais proprietários da Agropecuária Santa Genoveva. |
Visualizar |
| Comentar
|