Rede Social do Café

T Ó P I C O : Mundo das Marcas: CAFÉ DO PONTO

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5250

Visitas: 27.840.037

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Mundo das Marcas: CAFÉ DO PONTO


Autor: Eduardo Cesar

4.508 visitas

3 comentários

Último comentário neste tópico em: 08/06/2011 15:08:29


Eduardo Cesar comentou em: 08/06/2011 08:29

 

Mundo das Marcas: CAFÉ DO PONTO

 

Para muitas pessoas, tomar café é um hábito. Para outras, é um prazer. Para o CAFÉ DO PONTO, é uma paixão. Quem bebe ou compra seus produtos é um verdadeiro apaixonado por café, é alguém que sabe o que é um café de primeira qualidade, e por isso faz a escolha que os experts em café fazem. Por ser tão apaixonado, o CAFÉ DO PONTO desenvolveu a maior linha de produtos existente no mercado, que vai desde grãos para máquinas de café espresso até cafés produzidos em altas altitudes.

-
A história
O café é uma bebida única, tão brasileira, quanto o hino nacional. Ele faz parte da vida e da história do Brasil. Foi com esse respeito que um grupo de apaixonados cafeicultores de Cafelânida, no interior de São Paulo, liderados pelos irmãos Hattori, crariam uma uma marca comprometida, antes de tudo, com a qualidade de seus produtos. Foi então, que no ano de 1950, esse grupo fundou uma pequena torrefação de café instalada no bairro de Pinheiros na cidade de São Paulo. Eles batizaram o novo negócio de CFÉ DO PONTO, inspirado no mesmo local que os cafeicultores costumavam se reunir nas fazendas para conversar.
-

-
Os rumos da empresa começaram a mudar em 1957 quando Américo Sato, nome que adotou para facilitar os negócios, já que a pronúncia de Takamitsu, como foi registrado, dificultava o entendimento dos clientes, assumiu a diretoria comercial da pequena torrefadora em um momento em que o café vivia uma época de super safras, armazéns lotados e concorrência baseada nos preços, sem diferenciação. Apesar do cenário pouco favorável e da falta de experiência como industrial, Américo conhecia os mecanismos da lavoura e soube apostar na qualidade para construir um negócio de sucesso, sempre tendo ao lado seu irmão mais velho, Kiyoshi Sato.
-
-

Durante os anos seguintes a empresa cresceu bastante e modernizou-se, despontando como uma das principais do Brasil em seu ramo de atividade, sendo uma das primeiras a apostar na venda de cafés em supermercados com a marca CAFÉ DO PONTO TRADICIONAL (introduzido em 1972) e a lançar o conceito de café exportação e a embalagem almofada. Em 1976 a empresa resolveu apostar em um segmento não explorado no país: inaugurou a 1ª Cafeteria em São Paulo, no Shopping Ibirapuera, sendo a primeira loja exclusivamente especializada em cafés do país. Com a loja surgiu outra grande novidade, a embalagem “almofada”. No começo a loja servia o café espresso e também o tradicional, de coador. Mas o sucesso do café espresso fez a empresa abandonar o café de coador.
-

-
Na década de 80 a marca lançou de forma inovadora o café descafeínado, direcionado para um público que desejava degustar o verdadeiro café, mas com uma quantidade extremamente reduzida de cafeína. O sucesso da primeira loja levou a inauguração de outros pontos e uma rápida expansão na década seguinte, transformando a marca em sinônimo de café para os paulistanos. Na década de 90, o CAFÉ DO PONTO, mais uma vez de forma pioneira, introduziu os cafés aromatizados (produzido com grãos de alta qualidade que no processo industrial, recebem essências que lhes conferem sabor e aroma que são diferenciados com notas de baunilha, creme irlandês e chocolate), variedades até então inéditas no Brasil; e as ambalagens valvuladas; além do blend Cafeterie (uma rigorosa seleção de grãos 100% arábrica especialmente desenvolvida para o preparo de cafés espressos), introduzido em 1991. No final desta década, em 1998, a empresa foi vendida para a multinacional americana Sara Lee. Em 2002 introduziu no mercado o Café do Ponto Aralto (para atender a demanda por cafés especiais no Brasil) e a nova Ideal Pack (embalagem a vácuo).
-

-
Ainda neste ano, a rede, que chegou a ter 200 lojas licenciadas e a vender, somente na loja do Shopping Ibirapuera, quase 2 mil xícaras de café em um dia, começou a sentir o peso da concorrência e decidiu que era chegada a hora de uma grande mudança. No mês de maio, as cafeterias do CAFÉ DO PONTO iniciaram um processo de reestruturação de layout. A primeira loja a implementar a mudança foi a do Shopping Morumbi, em São Paulo. O novo layout das lojas incluía chapas de alumínio de cor champanhe dourado, vidro preto e madeira ebanizada. Além disto, foi definida uma esquina, batizado de Sabor e Alma, com o objetivo de atender os consumidores gourmet, onde são servidos drinques variados à base de café e oferecidos diversos tipos de grãos, além de acessórios especiais. A iluminação recebeu um cuidado muito especial. Os arquitetos desenvolveram um conceito que auxiliasse os funcionários no desempenho das tarefas e ao mesmo tempo valorizassem o ambiente e o bem-estar das pessoas.
-
-
Em 2006, a marca lançou o novo Sachê de Expresso Café do Ponto, um produto voltado aos segmentos de escritórios, consultórios, bares, restaurantes, lojas e hotéis. Pouco depois, em 2008, reinaugurou a loja do Shopping Ibirapuera e retornou ao lugar onde foi instalada a primeira cafeteria da marca. O ambiente de 60m² trazia em sua decoração os conceitos de sofisticação e modernidade do CAFÉ DO PONTO. A unidade contava com funcionários treinados e especializados em oferecer café. Todos estavam capacitados em explicar os diversos tipos de café, de forma que o consumidor pudesse escolher a bebida que lhe parecesse mais atraente. Recentemente a norte-americana Sara Lee resolveu adicionar duas colheres de audácia à sua operação no Brasil. No momento em que gigantes como a Starbucks está redimensionando seus investimentos no país, o grupo anunciou que vai ampliar a rede de cafeterias CAFÉ DO PONTO. Até o fim de 2010, o número de lojas atingirá 120.
-
-
As lojas
Além de um dos melhores cafés do mercado, o CAFÉ DO PONTO possui uma rede de cafeterias modernas e aconchegantes. São locais onde o cliente pode saborear um delicioso café, além de passar momentos extremamente agradáveis e relaxantes. O objetivo é transformar o hábito de tomar café em uma experiência rica e única, dentro de um ambiente envolvente e inovador, e é por isso que as lojas são especialmente pensadas para que o cliente aprecie todo o prazer de saborear um bom café. Nelas o consumidor encontra uma variedade de cafés produzidos para atender diferentes paladares, em mais de 40 apresentações: desde o tradicional café espresso (oferecido em 12 tipos diferentes) até drinques quentes e gelados à base de café. Nas lojas também são vendidos os cafés Brazilian Santos, o Cafeterie (especial para café espresso) e o solúvel liofilizado (extraído a vácuo em baixa temperatura). As estrelas são, contudo, os sofisticados cafés gourmets, aromatizados nas versões menta, canela, nozes, coco, creme irlandês e trufas, todos produzidos exclusivamente com grãos do tipo arábica, o mais saboroso e encorpado. Um cardápio de delícias a base café, como café vienense, capuccino, colméia e os melhores acompanhamentos, completam esta história de paixão pelo café. O CAFÉ DO PONTO lançou também o primeiro self-service de café. Os consumidores escolhem, entre 16 tipos de blends, a composição mais agradável ao seu paladar.
-

-
Os slogans
Paixão por café.
O ponto alto em café.

-

-
Dados corporativos
● Origem:
Brasil
● Fundação:
1950
● Fundador:
Um grupo de cafeicultores
● Sede mundial:
São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca:
Sara Lee
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Presidente:
Dantes Hurtado Júnior
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado
● Lojas:
92
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 7
00
● Segmento:
Café
● Principais produtos:
Cafés e derivados
● Ícones:
Os cafés aromatizados
● Slogan:
Paixão por café.
● Website:
www.cafedoponto.com.br
-
A marca no Brasil
São mais de 90 lojas espalhadas por 18 estados brasileiros (Pernambuco, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Goiás, além do Distrito Federal), servindo mais de dois milhões de consumidores por mês. A empresa torra e mói diariamente aproximadamente 1.000 sacas, ou seja, 48 mil quilos de café, distribuídos a mais de 15 mil pontos de venda. Com uma completa linha de produtos - café tradicional, forte, exportação, descafeinado, solúvel, especial para café expresso, gourmet, aromatizados e regionais, além de filtros de papel e acessórios - o CAFÉ DO PONTO está sempre inovando e criando tendências, rapidamente absorvidas por seus consumidores fiéis.

BLOG MUNDO DAS MARCAS

http://www.mundodasmarcas.blogspot.com/2006/06/caf-do-ponto-paixo-por-caf.html

TAGS: mundo das marcas, café do ponto, sara lee

Visualizar | |   Comentar     |  


Agda Silva Prado comentou em: 08/06/2011 14:48

 

Parabéns ao Café do Ponto

 

Parabéns pela postagem Eduardo!

 

Acredito que muitos que estejam lendo esse artigo deva achar que o Peabirus está fazendo propaganda, mas na verdade isso é um demonstrativo de exemplo de uma empresa consolidada no mercado que está buscando alcançar competitiividade no mercado.

Espero que demais torrefadoras possam seguir este exemplo. E oferecer a cada dia cafés de melhor qualidade.

Saudações cafeeiras.

Agda Silva Prado.

Visualizar | |   Comentar     |  


Rafael Antonio Almeida Dias comentou em: 08/06/2011 15:08

 

Excelente Postagem !!!

 

Saudações Cafeeiras, Eduardo e Agda ...

Primeiramente parabenizo a vc Eduardo pela excelente postagen, e parabenizo a vc também Agda pelo ótimo comentário que fez...

E falando um pouco no mesmo sentido que a Agda se expressou, eu também acho uma atitude muito nobre da torrefadora de levar um café de melhor qualidade até o consumidor, acredito que seja uma iniciativa que todas as torrefadoras deveriam adotar, pelo fato de que, se a normativa 16 não tivesse sido prorrogada por 24 meses, todas as torrefadoras ja teriam que estar fornecendo um bom produto para o consumidor, por tanto cabe as próprias torrefadoras tomarem essa iniciativa o quanto antes, para que no dia que vencer o prazo de prorrogação para o cumprimento da normetiva 16, as torrefadoras não chegarem a pedir recursos para que a normativa seja prorrogada por mais tempo !!!

Saudações cafeeiras a todos !!!

Visualizar | |   Comentar     |  



1