Rede Social do Café

T Ó P I C O : Café faz bem ou mal? Esclareça aqui suas dúvidas

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5250

Visitas: 26.524.381

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Café faz bem ou mal? Esclareça aqui suas dúvidas


Autor: Leonardo Assad Aoun

71 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 29/11/2023 11:54:19


Leonardo Assad Aoun comentou em: 29/11/2023 11:43

 

Café faz bem ou mal? Esclareça aqui suas dúvidas

 

Confira mitos e verdades sobre o impacto da bebida para a saúde, além de seus diversos benefícios

Café faz bem ou mal? Esclareça aqui suas dúvidas

Beber um cafezinho é um hábito muito comum no Brasil e em outros países. Por ser um companheiro diário das pessoas, portanto, diversos estudos mundo afora pesquisam os efeitos do café no corpo humano. Dessa forma, surge sempre uma pergunta: o café faz bem ou mal?

Café fez bem ou mal?

De antemão, o Hub do Café esclarece 10 dúvidas. E, ainda, detalha mitos e verdades sobre o impacto da bebida em nossa saúde.

1. Quais são os efeitos da cafeína?

Antes de mais nada, a cafeína é um alcaloide que dispara uma reação química no organismo, envolvendo vários neurotransmissores. Assim, contribui para manter a mente desperta e melhorar a cognição.

Além disso, o café ajuda na concentração e reduz dores de cabeça. Por fim, turbina o desempenho dos atletas, aumentando a queima de gordura durante os exercícios. Clique aqui e confira mais detalhes sobre os efeitos da cafeína.

2. Café emagrece?

Tomar a bebida com canela pode trazer benefícios ao organismo. Sobretudo, a combinação ajuda a emagrecer. Afinal, a especiaria é rica em propriedades boas para a saúde. Entre elas, o controle do açúcar no sangue.

Assim como o café, a canela possui ação termogênica sobre as reações metabólicas. Quem deseja uma ajuda na perda de peso pode recorrer ao café com canela de manhã, por exemplo.

Entenda melhor os benefícios da combinação da bebida com a especiaria.

3. Café faz mal ao fígado?

Desde já, pesquisadores da Universidade de Coimbra afirmam que a cafeína e outros princípios ativos encontrados no café podem prevenir doenças do fígado.

De acordo com o estudo, tanto a cafeína como os polifenóis (antioxidantes) e outros ativos naturais encontrados na bebida podem contribuir para reduzir a gravidade da doença hepática gordurosa não alcoólica.

4. O café pode melhorar a memória?

Primeiramente, o café é um estimulante conhecido. Tendo, então, como ativo a cafeína, que ajuda a melhorar a memória cerebral. Saiba mais detalhes sobre como a bebida pode melhorar sua saúde.

5. É verdade que previne a doença de Parkinson?

Você sabia que o consumo frequente e moderado de café pode exercer um efeito protetor contra o Parkinson? Em suma, é o que demonstram vários estudos científicos. Em primeiro lugar, é um distúrbio neurodegenerativo que afeta o sistema nervoso central.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais comum depois da doença de Alzheimer. Clique aqui e saiba mais detalhes dessas pesquisas.

6. Café faz mal ao coração?

Antecipadamente, um estudo revelou que beber duas a três xícaras de café por dia pode proteger de doenças cardiovasculares. E, consequentemente, de morte prematura. Vale para todos os tipos da bebida, seja preparada a partir de grãos moídos, do solúvel ou mesmo o descafeinado.

Ou seja, os resultados mostram que a ingestão diária da bebida protege o coração. E está ligada, inclusive, a um estilo de vida mais saudável.

7. Café abaixa ou aumenta a pressão?

Outra dúvida muito comum é: quem tem pressão alta pode tomar café? Sobretudo, um estudo italiano indica que a bebida pode ajudar a controlar a pressão alta. De acordo com a pesquisa, as pessoas que bebem de duas a três xícaras de cafezinho por dia costumam ter pressão mais baixa. Para saber mais detalhes, clique aqui.

8. Quem tem TDAH pode tomar um cafezinho?

Conforme uma pesquisa realizada na Espanha, a cafeína pode aliviar sintomas de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade). Dessa forma, o trabalho concluiu que o consumo da substância indicado por especialistas pode aumentar a capacidade de atenção. Bem como a retenção de informações em quem tem o transtorno.

9. Posso tomar café no jejum intermitente?

Nos períodos de restrição alimentar do jejum intermitente, o café está liberado para consumo. Entretanto, a nutricionista do Hospital da Universidade de Michigan, Sue Ryskamp, explica que é preciso tomar o cafezinho puro, sem açúcar, adoçante ou leite. Durante o processo, a bebida ajuda a inibir o apetite.

10. Café tem glúten?

Por fim, quem tem intolerância ao glúten pode ficar tranquilo. Isso porque o café não possui a substância. Não existem pesquisas científicas que comprovem, em síntese, que o glúten é encontrado na bebida em sua forma natural. Entretanto, o ideal é ficar de olho na embalagem e nas informações nutricionais antes de comprar o produto.

Agora, não existe mais a dúvida se café faz bem ou mal. Na verdade, o consumo moderado da bebida traz diversos benefícios à saúde.

Fonte: Hub do Café

Visualizar | |   Comentar     |  



1