Rede Social do Café

T Ó P I C O : FOLHA TÉCNICA N° 686 PROCAFÉ - AZULÃO – CULTIVAR DE CAFEEIROS EM DESTAQUE

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5250

Visitas: 26.524.341

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

FOLHA TÉCNICA N° 686 PROCAFÉ - AZULÃO – CULTIVAR DE CAFEEIROS EM DESTAQUE


Autor: Leonardo Assad Aoun

70 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 29/11/2023 12:16:50


Leonardo Assad Aoun comentou em: 29/11/2023 12:04

 

FOLHA TÉCNICA N° 686 PROCAFÉ - AZULÃO – CULTIVAR DE CAFEEIROS EM DESTAQUE

 

AZULÃO – CULTIVAR DE CAFEEIROS EM DESTAQUE

J.B. Matiello,S.R. Almeida, L. Bartelega e B. Menegucci - Engs Agrs  e M. Eduarda Valias Melo– Estagiária - Fundação Procafé

A cultivar de cafeeiros Azulão, pertencente ao grupo Catucai, vem se destacando pelas características de boa produtividade e resistência.

As cultivares de cafeeiros Catucai, material hibrido entre Icatu e Catuai, foram oriundas da seleção inicial, a partir de 1985, em campo de cerca de 4000 cafeeiros da cultivar Icatu Vermelho. Foram identificadas 35 plantas de porte baixo, as quais foram selecionadas individualmente, sendo plantadas na FEV Varginha – MG, para continuidade de seu melhoramento.

Depois de derivadas várias gerações, seguidas de testagem em experimentos, em várias regiões e por diversas safras, sempre em comparação com o padrão Catuaí, foram sendo liberadas pela pesquisa, sendo registradas diversas cultivares, para plantio comercial, como os Catucais 24/137, 2SL, 20-15 etc.

A planta original 36/6, de Catucai vermelho, deu origem à seleção de cova 366, que foi nomeada como Azulão, pela sua característica de folhagem escura, verde-azulada e pelo seu alto vigor.

Os ensaios mais recentes, onde cafeeiros da cultivas Azulão vem sendo testados, mostram que as últimas gerações, desse material genético, possuem boas características produtivas, sempre se posicionando entre os primeiros colocados em produtividade.

Na tabela 1 podem ser observados comparativos de produtividade em  3  ensaios, envolvendo grande número de safras controladas, verificando-se um acréscimo médio de 30,6% sobre o padrão Catuaí.

Os cafeeiros da cultivas Azulão tem porte baixo, cor verde na brotação nova, alto vigor, frutos vermelhos e de maturação média. Possuem boa resistência à ferrugem e se mostram mais tolerante ao estresse hídrico.

Destaca-se, ainda, resultados de avaliação da qualidade de bebida dos cafés da cultivar Azulão, em estudos realizado pelo setor especializado do IFES- Muzambinho – MG, onde, na comparação com cafés de outras variedades, os cafés do Azulão foram os de melhor pontuação.

A cultivar Azulão foi registrada no MAPA pela Fundação Procafé e o pedido de sementes pode ser feito lá. Ela se adapta às condições das principais regiões de cultivo de C. arábica no país, sendo uma das mais recomendadas para plantio em condições de clima mais quente e seco.

Visualizar | |   Comentar     |  



1