Rede Social do Café

T Ó P I C O : Você conhece algum cafeicultor que torra seu próprio café ?

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5249

Visitas: 26.697.108

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Você conhece algum cafeicultor que torra seu próprio café ?


Autor: Leonardo Assad Aoun

703 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 22/04/2024 11:46:59


Leonardo Assad Aoun comentou em: 16/04/2024 16:30

 

Prêmio CNA Brasil está com inscrições abertas para cafés especiais

 

Prazo vai até 23 de abril

Por CNA Brasil

Prêmio CNA Brasil está com inscrições abertas para cafés especiais

Foto: divulgação/CNA

O Prêmio CNA Brasil Artesanal está com as inscrições abertas até o dia 23 de abril para a edição de cafés especiais torrados nas categorias arábica e canephora (conilon).

O prêmio é promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) e a empresa Helga Andrade, especialista em cafés.

O objetivo do concurso é reconhecer a qualidade da produção e valorizar cafeicultores de todo o país.

O edital prevê alguns critérios que devem ser cumpridos simultaneamente, em relação aos volumes de produção agrícola e de industrialização do grão. Confira aqui o regulamento completo no site do Sistema CNA/Senar.

Os produtos devem se enquadrar no estilo de cafés especiais, segundo o Protocolo Brasileiro de Avaliação Sensorial de Café Torrado, metodologia adotada pela Abic.

Neste contexto, serão avaliados critérios como: alta doçura, excelente qualidade de acidez, baixo amargor, aromas intensos com notas frutadas, florais, especiarias, baunilha e até levemente alcoólico.

Café especial – De acordo com a assessora técnica da CNA, Raquel Miranda, o Brasil é o segundo maior consumidor da bebida no mundo e a procura por cafés especiais está crescendo no Brasil e no mundo. Segundo ela, existem critérios bem definidos e aceitos internacionalmente para classificar o café como especial.

“Existem metodologias de avaliação bem consolidadas internacionalmente para avaliação sensorial do café que é comercializado não torrado, o que chamamos de café cru ou café verde. Nessa metodologia chamada “Cupping” o produto é pontuado de 0 a 100, de acordo com os critérios estabelecidos. Considera-se um café sensorialmente especial quando a sua pontuação é acima de 80 pontos”, explica.

Segundo Raquel, no entanto, a metodologia para avaliação do café torrado e pronto para o consumidor final tem critérios muito distintos do Cupping é menos difundida no cenário global. No Brasil, a Abic é pioneira na criação e implementação de uma metodologia focada em cafés torrados e única entidade no mundo que avalia o produto final.

“Mundialmente, temos começado a observar também atributos que valorizam a história do produto e as pessoas que participaram do processo de produção. Existe um grande movimento para a agregação de valor nesse sentido”, destaca a assessora técnica da CNA.

Critérios de seleção – Todos esses critérios serão observados nos produtos inscritos no prêmio. O concurso terá três etapas de avaliação. Na primeira etapa, as amostras dos cafés serão analisadas por um júri técnico, que selecionará dez produtos. Em seguida, os produtos selecionados participam da fase do júri popular, onde ocorre a degustação por consumidores finais. A última etapa será a avaliação das histórias dos produtores rurais.

Os dez produtos selecionados, cinco em cada categoria, vão receber certificados e prêmios em dinheiro. Os três primeiros vão receber também o Selo de Participação Ouro, Prata e Bronze.

Artesanal e Tradicional – A assessora técnica da CNA, Fernanda Regina, explica que premiação é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA. “O objetivo é valorizar os pequenos e médios produtores rurais, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem”, afirma.

O Prêmio CNA Brasil Artesanal é realizado desde 2019. Já foram realizados concursos para produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças, charcutaria, azeites e vinhos.

Serviço:
Inscrições: até o dia 23 de abril pelo site da CNA
Envio das amostras: até o dia 23 de abril
As amostras serão recebidas até dia 30 de abril

Envio das amostras
PRÊMIO CNA BRASIL ARTESANAL – CAFÉS ESPECIAIS TORRADOS
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA
Endereço: SGAN, Quadra 601, Módulo K, Edifício Antônio Ernesto de Salvo, CEP 70.830-903, Brasília/DF

Acesse o regulamento e participe!

Fonte: Conexão Safra

Visualizar | |   Comentar     |  



1