Rede Social do Café

T Ó P I C O : FOLHA TÉCNICA N° 705 PROCAFÉ - ESPARRAMAÇÃO DO CISCO EM LAVOURA DE CAFÉ É VANTAJOSA

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5249

Visitas: 26.658.203

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

FOLHA TÉCNICA N° 705 PROCAFÉ - ESPARRAMAÇÃO DO CISCO EM LAVOURA DE CAFÉ É VANTAJOSA


Autor: Leonardo Assad Aoun

74 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 25/04/2024 15:54:30


Leonardo Assad Aoun comentou em: 25/04/2024 15:45

 

FOLHA TÉCNICA N° 705 PROCAFÉ - ESPARRAMAÇÃO DO CISCO EM LAVOURA DE CAFÉ É VANTAJOSA

 

ESPARRAMAÇÃO DO CISCO EM LAVOURA DE CAFÉ É VANTAJOSA

J.B. Matiello e Lucas Bartelega – Engs Agrs Fundação Procafé

A esparramação do cisco, juntado com a arruação ou com a própria colheita do café do chão, se mostra favorável, aumentando a produtividade dos cafeeiros.

A esparramação, assim como a arruação, é uma prática exclusiva da cafeicultura brasileira, sendo necessária em função da colheita por derriça, em uma ou poucas passadas. Com a espera pelo ponto certo da maturação dos frutos, para a colheita, muitos frutos caem no chão, principalmente os secos no pé.

A arruação, com o ajuntamento do cisco, composto de resíduos, das plantas e das ervas, visa deixar o solo limpo, para facilitar o recolhimento dos cafés caídos no chão.

Depois da colheita é preciso esparramar o cisco, seja aquele enleirado pela arruação, seja aquele composto por novos resíduos, resultantes do ajuntamento do café de varrição.

Diversos trabalhos de pesquisa mostram que, em áreas onde não se faz a esparramação, a fertilidade do solo fica concentrada no meio da rua da lavoura, onde fica a leira de resíduos. A esparramação, conduzindo esse material para junto da linha de cafeeiros, vai representar um adicional de nutrição, além de auxiliar na conservação da umidade junto às plantas.

A importância do retorno desses resíduos, mais conhecidos como cisco, para debaixo da linha de cafeeiros, tem sido pouco estudada, porém trabalho recente mostra que, em 3 safras avaliadas, a média produtiva saltou de 35,2 scs/ha para 43,9 scs com a chegada do cisco, em experimento realizado em Araguari-MG (Santinato et alli, in- Anais do 42º CBPC, 2016, p. 121), portanto, com aumento de cerca de 25% favorável à prática conhecida como chegada mais dirigida do cisco.

Visualizar | |   Comentar     |  



1