Rede Social do Café

T Ó P I C O : Debate sobre trabalho decente no café aconteceu no Centro de Excelência em Cafeicultura em Varginha

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5249

Visitas: 26.661.855

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Debate sobre trabalho decente no café aconteceu no Centro de Excelência em Cafeicultura em Varginha


Autor: Leonardo Assad Aoun

135 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 26/04/2024 09:10:53


Leonardo Assad Aoun comentou em: 26/04/2024 09:01

 

Debate sobre trabalho decente no café aconteceu no Centro de Excelência em Cafeicultura em Varginha

 

Por Beto Menali/Varginha Digital

Pacto pela Valorização do Trabalho Decente no Café: veja como foi o evento no Centro de Excelência em Cafeicultura em Varginha.

O Sistema Faemg Senar participou do evento ‘Pacto pela Valorização do Trabalho Decente no Café‘ realizado na tarde desta terça-feira (23), no Centro de Excelência em Cafeicultura, em Varginha.

O evento, promovido pelo Ministério Público do Trabalho e Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego em Minas Gerais, também contou com a participação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg) e da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).  

Mais de 200 participantes, entre produtores, trabalhadores rurais, sindicatos e autoridades participaram da solenidade. O evento é fruto do Pacto Estadual do Café, assinado em novembro de 2023, dentro da programação da Semana Internacional do Café (SIC).

Durante o encontro, houve uma audiência pública em formato de ouvidoria, entre os trabalhadores e produtores rurais e as entidades presentes. A iniciativa buscou identificar as principais questões enfrentadas pelo setor, para que medidas sejam implementadas para resolver os desafios do dia a dia dos trabalhadores e cafeicultores.

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, destacou a importância da cafeicultura para a economia de Minas Gerais e reafirmou o compromisso do setor com as boas práticas nas relações trabalhistas. “Este pacto é fundamental para continuarmos avançando. Nós, do setor produtivo, vamos continuar fazendo a nossa parte, inovando, respeitando o meio ambiente e fazendo com que este país seja respeitado por nós mineiros, brasileiros e pelo resto do mundo. Só em 2023, capacitamos mais de 220 mil pessoas, elevando a qualificação dos profissionais. Entre nós, não há divisões; há apenas o compromisso com a vitória, com vidas melhores e com trabalho digno”, explicou.

O presidente destacou a importância da cartilha criada pelo Sistema Faemg Senar em parceria com o Sistema Ocemg que foi recentemente distribuída aos presidentes dos sindicatos rurais e produtores. O material é um importante guia sobre o trabalho sustentável, que respeita às relações humanas e diretrizes trabalhistas, além de auxiliar o produtor a desenvolver sua atividade, contribuindo positivamente para o avanço da cafeicultura em Minas Gerais.

Colaboração e união

Em sua fala, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais, Arlélio de Carvalho Lage, enfatizou a necessidade de uma colaboração ativa entre os produtores e trabalhadores para promover um ambiente de trabalho justo e seguro. “Reforço a importância de todos os produtores e trabalhadores que tiverem dúvidas ou necessitem de orientações a procurarem suas Federações. É essencial que todos contribuam para a melhoria contínua das condições de trabalho neste setor“, aconselhou.

O presidente da Comissão Técnica do Café do Sistema Faemg Senar, Arnaldo Bottrel, reforçou o otimismo e uma chamada à ação para todos os envolvidos. “Saímos daqui mais esclarecidos, animados e otimistas com as questões de trabalho, prontos para enfrentar os desafios que temos pela frente. Juntos, continuaremos a avançar em nosso setor”, expressou.

O superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego em Minas Gerais, Carlos Calazans, enfatizou o compromisso em ouvir ativamente os diversos setores envolvidos na cafeicultura. “Nosso objetivo é escutar os trabalhadores, produtores e empresários de Minas Gerais para, juntos, melhorarmos as condições de trabalho, valorizarmos ainda mais o setor agropecuário e pensar em soluções de melhoria”, reforçou.

O prefeito de Varginha, Vérdi Lúcio Melo, ressaltou a importância do café para a economia da região. “Agradeço ao Sistema Faemg Senar por acreditar em nossa região e por proporcionar este espaço aqui no Centro de Excelência, que faz um investimento significativo nas pessoas. É essencial que todos tenham acesso a oportunidades de crescimento e desenvolvimento. O café impacta muito positivamente nossa cidade e região. A economia prospera e a geração de empregos está forte, também queremos garantir que esses empregos sejam de qualidade. Juntos, podemos fortalecer ainda mais nossa região e continuar a melhorar as condições de vida dos nossos trabalhadores”, finalizou.

Estiveram presentes o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, o vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia, o superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego em Minas Gerais, Carlos Calazans, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), Vilson Luiz da Silva, o presidente da Confederação Nacional dos Assalariados Rurais, Gabriel Bezerra, o subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Caio Coimbra, o prefeito de Varginha, Vérdi Lúcio Melo, o presidente da Comissão Técnica do Café do Sistema Faemg Senar, Arnaldo Bottrel, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Arlélio de Carvalho Lage, a procuradores do trabalho do Ministério Público do Trabalho, Melina Schulze, além da participação de presidentes de sindicatos da região, representantes de cooperativas, militares de comandos da Polícia Militar e outras autoridades.

Pacto pela Valorização do Trabalho Decente no Café veja como foi o evento no Centro de Excelência em Cafeicultura em Varginha.

Pacto pela Valorização do Trabalho Decente no Café, veja como foi o evento no Centro de Excelência em Cafeicultura em Varginha.

Visualizar | |   Comentar     |  



1