Rede Social do Café

T Ó P I C O : DIG conclui investigações sobre suposto furto de carga de 35 toneladas de café em trem da RUMO

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5250

Visitas: 27.703.261

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

DIG conclui investigações sobre suposto furto de carga de 35 toneladas de café em trem da RUMO


Autor: Leonardo Assad Aoun

69 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 15/05/2025 15:02:24


Leonardo Assad Aoun comentou em: 15/05/2025 14:47

 

DIG conclui investigações sobre suposto furto de carga de 35 toneladas de café em trem da RUMO

 

Por Gabriel Peixoto/São Carlos Agora

Rumo Logistica - Crédito: Divulgação

Rumo Logistica - Crédito: Divulgação

A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) concluiu as investigações sobre a denúncia de furto de uma carga de café, supostamente ocorrido após um acidente ferroviário na região do CDHU de Vila Isabel, em São Carlos. O sinistro, registrado em março, envolveu uma composição ferroviária carregada com cargas variadas e um ônibus do transporte coletivo, deixando uma pessoa ferida e provocando a paralisação do transporte de cargas na ferrovia que corta o município.

Dias após o acidente, um representante da empresa ferroviária registrou uma queixa-crime sobre um possível ataque de marginais contra a composição, que teria ficado vulnerável durante a paralisação. Segundo o delegado João Fernando Baptista, a princípio foi noticiado um furto de 35 mil quilos de café, quantidade que chamou a atenção das autoridades. "Desde o registro dessa ocorrência, o que nos chamou muita atenção foi o tamanho da carga, da quantidade, que seria 35 mil quilos. Para você ter uma ideia, uma carga dessa provavelmente é mais de uma carreta para transportar", explicou o delegado.

Delegado João Fernando Baptista

Durante as investigações, a DIG constatou, em contato com a empresa responsável pela carga, que o montante real furtado foi de 710 quilos — 71 caixas, cada uma contendo 20 pacotes de 500 gramas. "Muito abaixo do que foi noticiado anteriormente", afirmou Baptista. Outro ponto relevante foi o trajeto percorrido pela composição: o trem fez paradas em Araraquara, Matão e Bálsamo, sendo apenas uma delas em São Carlos.São Carlos tourism

O delegado destacou ainda que, no mesmo dia do acidente, uma carga de café da mesma marca foi localizada em Santa Adélia, a 139 quilômetros de São Carlos, o que reforça a hipótese de que o furto não ocorreu no município. "Nós acreditamos em virtude de tudo isso, primeiro, que o furto não se ocorreu, se realmente ocorreu, não aconteceu na cidade de São Carlos e outra, que provavelmente aconteceu na cidade de Santa Adélia ou nas adjacências a essa cidade", declarou.

Ao final, João Fernando Baptista foi enfático em afirmar que não há indícios de que o crime tenha ocorrido em São Carlos. "Pelo que nós apuramos, era impossível que isso acontecesse. O local onde foi o acidente tinha muita visibilidade por parte dos bombeiros, do SAMU e também dos policiais militares que atenderam a ocorrência", concluiu o delegado.

Com as investigações concluídas, a Polícia Civil descarta a hipótese de furto em São Carlos e direciona as atenções para a região de Santa Adélia, onde a carga foi localizada, para o desdobramento das apurações.

Visualizar | |   Comentar     |  



1