T Ó P I C O : Sacas de café são furtadas em lavoura no interior de Vargem Alta
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5251
Visitas: 28.578.366
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
Sacas de café são furtadas em lavoura no interior de Vargem Alta
Autor: Leonardo Assad Aoun
86 visitas
1 comentários
Último comentário neste tópico em: 05/06/2025 17:03:35
Leonardo Assad Aoun comentou em: 05/06/2025 16:49
Sacas de café são furtadas em lavoura no interior de Vargem Alta

Na madrugada desta quinta-feira (5), produtores rurais do distrito de Jaciguá, em Vargem Alta (ES), foram surpreendidos com um furto em uma propriedade localizada na comunidade de Volta Redonda, próximo à sede do distrito. Criminosos invadiram o local, cortaram cercas e furtaram diversas sacas de café, justamente no dia em que o proprietário havia programado para retirar o produto com o apoio da família.
O produtor, que se recupera de um acidente e está com um dos braços imobilizado, havia finalizado recentemente a colheita manual e ensacado o café na lavoura. Devido à sua limitação física, a retirada das sacas estava agendada para esta quinta-feira, com a ajuda de parentes e trabalhadores. No entanto, os ladrões se anteciparam, aproveitando-se da situação de vulnerabilidade.
De acordo com informações, o produtor não tinha condições de transportar sozinho as sacas, que precisavam ser levadas morro acima, o que facilitou a ação criminosa. O prejuízo ainda está sendo levantado, mas a revolta entre os moradores da comunidade rural é evidente.
Operação Colheita 2025 busca reforçar segurança no campo
A Polícia Militar do Espírito Santo segue com a Operação Colheita 2025, que tem como objetivo intensificar o patrulhamento preventivo nas áreas rurais durante a safra do café — período em que há maior circulação de pessoas, recursos e mercadorias nas propriedades.
Entre as principais recomendações da PM aos produtores estão:
-
Evitar deixar café ensacado em locais abertos ou de fácil acesso;
-
Optar, sempre que possível, por pagamentos via transferência ou Pix, evitando dinheiro em espécie na propriedade;
-
Reforçar estruturas de segurança, como cercas, portões e iluminação;
-
Instalar câmeras e sistemas de monitoramento, mesmo que simples;
-
Verificar cuidadosamente as referências de trabalhadores temporários;
-
Comunicar qualquer movimentação suspeita imediatamente pelo 190 ou Disque Denúncia 181.
A Polícia Militar orienta que a comunidade rural mantenha contato frequente com as forças de segurança, pratique a vigilância solidária e esteja sempre atenta a situações fora do comum.
Fonte: Hoje ES
Visualizar |
| Comentar
|


