T Ó P I C O : CAFÉ: previsões de alto impacto no preço nos EUA
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5250
Visitas: 27.835.156
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
CAFÉ: previsões de alto impacto no preço nos EUA
Autor: Leonardo Assad Aoun
2.796 visitas
1 comentários
Último comentário neste tópico em: 09/07/2025 21:34:08
Leonardo Assad Aoun comentou em: 09/07/2025 21:02
Análise: Governo prevê alto impacto no preço do café e da carne nos EUA
Governo brasileiro avalia efeitos da tarifa de 50% anunciada pelos EUA; produtos como café e carne podem sofrer aumento significativo no mercado americano
A imposição da tarifa de 50% pelo governo dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros pode ter um impacto significativo tanto na economia do Brasil quanto no mercado consumidor americano. A analista de Política da CNN Julliana Lopes explicou a situação durante o CNN Arena.
Segundo a análista, o governo brasileiro está atualmente avaliando o alcance dessa medida, com foco especial em produtos-chave como café e carne.
Fontes do Ministério da Agricultura brasileiro indicam que esses produtos, amplamente exportados para os Estados Unidos, serão fortemente afetados pela nova tarifa. Em alguns casos, mais de 70% do consumo interno americano desses itens é suprido por produtos brasileiros, o que pode resultar em um aumento substancial de preços para os consumidores americanos.
Embora o setor agrícola brasileiro seja impactado, especialistas apontam que podem surgir oportunidades para redirecionar exportações para outros mercados, como a China, avaliou Julliana. No entanto, o cálculo preciso dos efeitos ainda está sendo realizado pelas autoridades brasileiras.
A decisão do presidente americano também levanta questões sobre como a política brasileira reagirá. Há um movimento no Congresso Nacional para proteger setores brasileiros de possíveis tarifas, com a oposição se unindo à esquerda para votar um projeto que permite reciprocidade em medidas comerciais.
As condições de negociação propostas pelo governo americano parecem estar ligadas à situação política e judicial do ex-presidente Jair Bolsonaro. Isso adiciona uma camada de complexidade às discussões, que vão além das questões puramente econômicas.
Enquanto isso, grupos políticos de esquerda no Brasil já estão se mobilizando nas redes sociais, com a hashtag "Brasil Soberano" ganhando força, em uma tentativa de chamar a atenção para as implicações econômicas e políticas dessa medida tarifária.
Visualizar |
| Comentar
|