T Ó P I C O : Empresa de SC lança café especial com o Palmeiras e eterniza momento histórico de Marcos
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Empresa de SC lança café especial com o Palmeiras e eterniza momento histórico de Marcos
Autor: Leonardo Assad Aoun
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Último comentário neste tópico em: 04/09/2025 11:32:31
Leonardo Assad Aoun comentou em: 04/09/2025 11:40
Empresa de SC lança café especial com o Palmeiras e eterniza momento histórico de Marcos
Marca também já atendeu o Barcelona e lançou uma linha especial em homenagem ao ídolo palmeirense
Por Diego Piovezan — Garopaba (SC)/Globo Rural
Com o objetivo de homenagear a clássica cena do ex-goleiro Marcos, do Palmeiras, bebendo café em um jogo da Libertadores, o clube lançou uma linha de cafés especiais junto a uma empresa catarinense. A marca Cafecito, de Garopaba, no Sul de Santa Catarina, é uma companhia de cafés torrados que tem contrato com clubes de futebol e uma das maiores marcas esportivas do Brasil.
Café em homenagem ao ex-goleiro Marcos — Foto: Cafecito/Divulgação
O empreendimento, inicialmente familiar, foi fundado por Rodrigo Pozolo, em 2019. No entanto, em pouco tempo, com a chegada da pandemia, em 2020, o negócio precisou se inovar. Foi aí que Rodrigo implementou a torrefação e a produção de cafés especiais. Assim, a marca passou a se estabelecer na cidade litorânea de cerca de 30 mil habitantes e a se expandir para outras regiões.
Em 2021 foi aberta uma nova unidade em Balneário Camboriú, o que potencializou o negócio. Atualmente, mais de 300 cafeterias brasileiras contam com os produtos da marca. Esse crescimento passou a atingir públicos além dos consumidores convencionais, chegando à área do esporte em 2024.
Rodrigo Pozolo é o fundador da marca — Foto: Divulgação
— No ano passado, a gente fechou um contrato muito importante com o Barcelona, da Espanha. Porém, ficou complicado trabalhar com um time fora do Brasil, devido às movimentações serem engessadas. Aí surgiu a oportunidade de negociar com o Palmeiras, onde fomos super bem recebidos — conta Rodrigo.
A loja física da empresa está localizada no Centro de Garopaba, na rua Enéas Faraco Guimarães.
Linha de café especial do Barcelona — Foto: Divulgação
O café do Palmeiras e do “São Marcos”
Atualmente, o Cafecito tem dois grandes contratos dentro do esporte. Um deles é com o clube de futebol Palmeiras. Entre as linhas de cafés especiais do clube estão o Tradição e Raça, Alma Palestrina e Palestrino Raiz.
Linha especial de café do Palmeiras — Foto: Divulgação
Já a edição especial “Santo Café”, foi lançada no início de agosto em homenagem ao Marcos, ex-goleiro e ídolo palmeirense. Segundo Rodrigo, todo o contexto de lançamento possuí conexão com o ex-atleta, incluindo o nome que faz alusão ao apelido “São Marcos”. Além disso, a data e horário foram escolhidos a dedo: dia 12 de agosto, às 12h12min, relembrando a camisa (12) que utilizava o goleiro.
Mas as conexões não param por aí: o café é inspirado em uma famosa e polêmica cena do ídolo palestrino.
— Ele tomou um cafezinho durante uma partida da Libertadores. Dessa forma lançamos 1999 latas comemorativas [em alusão ao time do ano de 99] e numeradas. Temos também o café “Tradição e Raça”, que deve ser de recorrência — explica o empresário.
Café conta com número limitado de unidades — Foto: Cafecito/Divulgação
A cena aconteceu na edição da Copa Libertadores do ano 2000, quando a lenda do verdão tomou um copo de café durante uma partida contra o The Strongest, da Bolívia. Naquele momento o Palmeiras vencia o jogo com certa tranquilidade no antigo Palestra Itália, quando a transmissão mostrou ele com um pequeno copo plástico, encostado em uma das traves.
O placar foi de 4 a 0 para os paulistas, e Marcos admitiu que a bebida era café. Ele ingeriu para “esquentar o corpo” devido ao frio que fazia no estádio. O ato gerou polêmica, tanto que os bolivianos não gostaram. No jogo de volta, o The Strongest venceu por 4 a 2 os palestrinos e, como comemoração, os donos da casa fingiam tomar café, em frente ao palmeirense.
— O cafezinho deu uma polêmica do caramba. Se eu tivesse tomado suco ou água, ninguém tinha falado nada — disse Marcos, na época.
O café é 100% arábica e a linha de produção conta com os padrões da SCA, classificação de café verde, torra e armazenamento. As bebidas da marca de Garopaba possuem diversas variedades. Além disso, atualmente o empreendimento tem um contrato junto a Mormaii, empresa brasileira de artigos de surfe e esporte em geral. Existem as edições Flow, Original e Light Up, além da parceria com o club Green Valley.
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