T Ó P I C O : Sebrae apoia participação de produtores no 16º Encontro Nacional do Café
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5250
Visitas: 28.008.333
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
Sebrae apoia participação de produtores no 16º Encontro Nacional do Café
Autor: Leonardo Assad Aoun
28 visitas
1 comentários
Último comentário neste tópico em: 18/09/2025 16:30:51
Leonardo Assad Aoun comentou em: 18/09/2025 16:33
Sebrae apoia participação de produtores no 16º Encontro Nacional do Café
Evento em Barra do Choça reuniu autoridades, produtores e empreendedores, reforçando a importância da inovação e da qualidade na cafeicultura regional
Por Nayla Gusmão para a ML Comunicação
Entre os dias 12 e 14 de setembro, a Fazenda Vidigal, em Barra do Choça, foi palco do 16º Encontro Nacional do Café, reunindo autoridades políticas, representantes do agronegócio, produtores, comerciantes e estudantes para debater os desafios e o futuro da cafeicultura no Planalto da Conquista. O Sebrae Bahia marcou presença com estande, exposição de marcas apoiadas, apoio direto a empreendedores do setor e ainda a participação da gerente regional em uma mesa de discussão.
O Sebrae, por meio do projeto Cafés Especiais do Planalto da Conquista, esteve presente com um estande estratégico, que se manteve movimentado ao longo de toda a programação. Segundo a gestora do projeto, Mônica Rizério, a ação consolidou o apoio à visibilidade de produtores locais. “Disponibilizamos um espaço para exposição de cafés especiais que ainda não tinham lugar na feira, garantindo prateleiras para marcas parceiras como Colheita das Alegrias, Eufrásio Cafés, Grão Seleto e Café Gaviãozinho. Também recebemos a cafeteria móvel Dear Bela, que comercializou seus produtos, e promovemos a divulgação da Rota dos Cafés Especiais do Planalto da Conquista. Foi uma participação bastante positiva, que reforça o trabalho de fortalecimento da cadeia produtiva regional”, destacou.
Para os produtores, a oportunidade foi de fortalecimento de marca e de conexão com o mercado. Pedro Blatt, proprietário do Café Grão Seleto, esteve entre os expositores convidados. “No evento, juntamente com outros produtores, pude levar um pouco da história da nossa fazenda e falar sobre os processos que envolvem desde a colheita até a xícara. Quero deixar um agradecimento especial ao Sebrae por fomentar a produção de cafés especiais no Planalto da Conquista, mostrando que a nossa região também pode estar no cenário nacional de cafés especiais”, afirmou.
Foto: Acervo pessoal / Pedro Blatt
Já para a proprietária da cafeteria móvel Dear Bela, Isabela Cardoso, a experiência foi estratégica para ampliar a rede de contatos e reforçar a qualidade do café da região. “A participação no 16º Encontro Nacional do Café, com o apoio do Sebrae, reforça a importância de incentivar os pequenos negócios e fortalecer toda a cadeia produtiva do café. Eventos como este são essenciais para gerar conexões, ampliar o acesso a novos mercados e promover a troca de conhecimento entre especialistas, produtores e empreendedores”, ressaltou.
De acordo com a organizadora do evento, Valéria Vidigal, a edição deste ano trouxe novidades e ampliou ainda mais o alcance das discussões. “Este ano realizamos também o segundo Agrotech Baiano, de Inovação, Ciência e Tecnologia. O evento veio mais amplo na parte de tecnologia no mundo do agronegócio. Uma novidade foi a Feira Literária do Café, inspirada no livro dos 50 anos do Sebrae, que tive a honra de ilustrar em português, inglês e espanhol. O Sebrae sempre foi um grande apoiador do encontro e, como entusiasta do turismo rural, nos motivou a criar uma casa temática junto com a arquiteta Beatriz Santos e sua equipe, para mostrar como a infraestrutura das fazendas pode ser adaptada para receber turistas e valorizar a Rota do Café. Foi um sucesso total”, celebrou.
Fonte: Sebrae
Visualizar |
| Comentar
|