Rede Social do Café

T Ó P I C O : Estado promove capacitação em cafeicultura regenerativa

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5250

Visitas: 28.008.381

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Estado promove capacitação em cafeicultura regenerativa


Autor: Leonardo Assad Aoun

25 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 18/09/2025 17:15:29


Leonardo Assad Aoun comentou em: 18/09/2025 17:19

 

Estado promove capacitação em cafeicultura regenerativa

 

O encontro reúne 65 técnicos que atuam com café arábica e faz parte do Programa Estadual de Desenvolvimento Sustentável.

Anete Lacerda

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizam nesta quarta (17) e quinta-feira (18), em Venda Nova do Imigrante, a 3ª Capacitação Técnica em Cafeicultura Regenerativa.

O encontro reúne 65 técnicos que atuam com café arábica e faz parte do Programa Estadual de Desenvolvimento Sustentável.

A iniciativa busca fortalecer práticas agrícolas mais sustentáveis e consolidar a cafeicultura capixaba como referência mundial em qualidade, produtividade e respeito ao meio ambiente.

A programação combina aulas teóricas no Senac e atividades práticas em campo, na propriedade do produtor Joselino Menegueti, referência em boas práticas.

Entre os temas, estão inovação no campo, saúde do solo, uso de bioinsumos, conservação da água e da biodiversidade, além de rastreabilidade e certificação.

De acordo com o subsecretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Michel Tesch, a capacitação integra uma estratégia contínua do governo.

“Hoje, podemos afirmar que os especialistas do Incaper, do Senar e das cooperativas estão altamente qualificados para levar as melhores tecnologias aos produtores capixabas”, destacou.

O gerente de cafeicultura da Seag, Lúcio Herzog De Muner, reforçou que as práticas regenerativas são essenciais para aumentar a resiliência dos cultivos diante das mudanças climáticas e para melhorar a qualidade de vida do cafeicultor.

Próxima etapa será para o café Canephora

Nos dias 24 e 25 de setembro, será a vez dos profissionais que atuam com café Canephora.

A capacitação será em Linhares, com atividades no Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI) e aulas práticas na Fazenda Nova Esperança, do produtor Paulo Joaquim.

Para o diretor técnico do Incaper, Antônio Elias Souza da Silva, o encontro é fundamental para alinhar conceitos.

“Essa capacitação garante que extensionistas e técnicos possam orientar os cafeicultores com foco na sustentabilidade”, ressaltou.

Fonte: Dia a Dia

Visualizar | |   Comentar     |  



1