T Ó P I C O : 49º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras terá recorde de trabalhos científicos
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5251
Visitas: 28.576.940
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
49º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras terá recorde de trabalhos científicos
Autor: Leonardo Assad Aoun
83 visitas
1 comentários
Último comentário neste tópico em: 29/09/2025 17:57:44
Leonardo Assad Aoun comentou em: 29/09/2025 18:00
49º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras terá recorde de trabalhos científicos
Evento acontece de 28 a 31 de outubro em Poços de Caldas-MG

A 49ª edição do Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras (CBPC) está marcada para ocorrer entre os dias 28 e 31 de outubro, na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais. O evento reunirá técnicos, produtores, estudantes e pesquisadores interessados em tecnologias e inovações para a cafeicultura brasileira.
Recorde de trabalhos científicos será apresentado
O congresso contará com 460 trabalhos de pesquisa, o maior número já registrado na história do evento, abrangendo diversos setores da cultura cafeeira:
- Pragas: 54 trabalhos
- Doenças: 46 trabalhos
- Sementes, mudas e plantio: 27 trabalhos
- Práticas culturais: 132 trabalhos
- Colheita e preparo do café: 53 trabalhos
- Melhoramento genético: 94 trabalhos
- Ecologia e fisiologia: 28 trabalhos
- Estudos socioeconômicos: 26 trabalhos
Todos os trabalhos serão publicados no livro de Anais do Congresso, e 145 deles serão apresentados oralmente no auditório ao longo dos três dias do evento.
Seminários e atividades de campo
Além das apresentações, o CBPC terá três seminários técnicos, abordando temas relevantes para a cafeicultura:
- Nematoides
- Estresse nas plantas
- Cafeicultura de montanha
No dia 31 de outubro, ocorrerá o Dia de Campo na Fazenda Sertãozinho, em Botelhos-MG, permitindo a aplicação prática das pesquisas e interação direta entre pesquisadores e produtores.
Acesso ao programa e trabalhos completos
A lista completa dos trabalhos inscritos e o programa detalhado do evento estão disponíveis no site da Fundação Procafé: https://www.fundacaoprocafe.com.br/congressos-cbpc, na seção “Congresso”.
Segundo a organização, embora nem todos os trabalhos possam ser apresentados oralmente, todos estarão acessíveis no livro de Anais e permanecerão disponíveis no site para consulta futura.
Apoio institucional e patrocinadores
O evento conta com o patrocínio e apoio de instituições de referência na pesquisa cafeeira: Fundação Procafé, Embrapa-Café, Universidade Federal de Lavras (Ufla), Universidade de Uberaba (Uniube) e a Secretaria de Agricultura de Minas Gerais.
Fonte: Portal do Agronegócio
Visualizar |
| Comentar
|


