Rede Social do Café

T Ó P I C O : Produtores de café no Brasil não querem mercado disfuncional

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5250

Visitas: 28.103.705

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Produtores de café no Brasil não querem mercado disfuncional


Autor: Leonardo Assad Aoun

53 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 22/10/2025 19:27:48


Leonardo Assad Aoun comentou em: 22/10/2025 19:21

 

Produtores de café no Brasil não querem mercado disfuncional

 

Produtores de café no Brasil não querem mercado disfuncional

Exportações de café   Foto Getty Images Canva

Setor cafeeiro do Brasil demonstra preocupação com instabilidade gerada por disputas comerciais, mesmo que conflito entre EUA e Colômbia possa beneficiar o país; análise é de Thais Herédia no CNN Prime Time

O setor cafeeiro brasileiro manifesta preocupação com a instabilidade do mercado internacional, em meio ao conflito comercial entre Estados Unidos e Colômbia. Apesar de uma possível vantagem momentânea para o Brasil, produtores alertam para os riscos de um mercado disfuncional a médio e longo prazo, conforme avaliou Thais Herédia, no CNN Prime Time. "Os produtores não querem um mercado disfuncional", alerta Herédia.

De acordo com grandes produtores do setor, mesmo que o Brasil possa se beneficiar temporariamente da situação - assim como ocorreu recentemente com a soja em relação à China - o cenário de instabilidade não é desejável. O argumento é que o setor brasileiro não teme a concorrência, pois se destaca pela competitividade, qualidade e preços. 

Preocupações com o futuro do mercado

A principal apreensão do setor está relacionada à falta de previsibilidade. A possibilidade de que Donald Trump altere sua posição em relação ao Brasil no futuro gera incertezas que podem afetar toda a cadeia produtiva. Além disso, há preocupação com o aumento da safra no próximo ano, que poderia pressionar os preços para baixo caso a oferta cresça significativamente.

Mesmo que o governo brasileiro vislumbre benefícios potenciais da situação - considerando que os Estados Unidos dificilmente podem impor tarifas elevadas simultaneamente aos dois principais fornecedores de café - os produtores mantêm uma visão mais cautelosa. Para eles, a transferência do conflito comercial da Colômbia para outro país produtor não resolve as incertezas que afetam o planejamento e as operações do setor (CNN Brasil, 21/10/25)

Fonte: Brasil Agro

Visualizar | |   Comentar     |  



1