Rede Social do Café

T Ó P I C O : Reversão das tarifas anima exportadores de café

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5250

Visitas: 28.157.651

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Reversão das tarifas anima exportadores de café


Autor: Leonardo Assad Aoun

78 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 21/11/2025 17:52:14


Leonardo Assad Aoun comentou em: 21/11/2025 17:40

 

Reversão das tarifas anima exportadores de café

 

“O Cecafé seguirá com sua missão de defender o setor exportador de café"

Agrolink - Leonardo Gottems

“O Cecafé seguirá com sua missão de defender o setor exportador de café"

“O Cecafé seguirá com sua missão de defender o setor exportador de café" - Foto: Divulgação

A reversão das tarifas de 40% sobre o café brasileiro nos Estados Unidos mudou o cenário para o comércio do produto. Após meses de tratativas, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil passou a celebrar o recuo da medida anunciada após a modificação da Ordem Executiva 14.323.

A entidade afirma que o resultado só foi possível graças à articulação entre governos, ao apoio de seus associados e à interlocução com representantes americanos da indústria e do setor cafeeiro. O processo incluiu diálogos constantes, reuniões técnicas e o envio de documentos oficiais para expor impactos ao mercado consumidor e ao abastecimento das torrefadoras nos EUA.

“É importante recordar que, no dia 9 de julho de 2025, em carta enviada ao presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente Donald Trump reuniu diversas alegações comerciais e políticas para justificar a taxação de 50% sobre produtos brasileiros (10% de tarifa recíproca, somados à 40% de tarifas adicionais ao país). Posteriormente, em 30 de julho, o presidente Trump assinou uma Ordem Executiva, a qual oficializava a medida, que passaria a valer sete dias após o comunicado, ou seja, 6 de agosto”, comenta.

Com encontros em embaixadas, conversas com departamentos do governo americano e participação em missões empresariais, a representação brasileira buscou manter o café fora das taxações extras e apresentar dados de qualidade, sustentabilidade e relevância comercial. Segundo a entidade, os argumentos foram avaliados em investigações conduzidas pelo USTR.

“O Cecafé seguirá com sua missão de defender o setor exportador de café e, por consequência, os cafeicultores brasileiros diante dos desafios políticos, logísticos, tributários, regulatórios, climáticos, entre outros, exercendo seu papel institucional de ocupar os espaços de discussão e de negociação do interesse cafeeiro nacional”, conclui.

 

Visualizar | |   Comentar     |  



1