T Ó P I C O : Santista campeão no preparo de café embarca para mundial na Coreia do Sul
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5250
Visitas: 28.169.647
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
Santista campeão no preparo de café embarca para mundial na Coreia do Sul
Autor: Leonardo Assad Aoun
33 visitas
1 comentários
Último comentário neste tópico em: 25/11/2025 14:21:38
Leonardo Assad Aoun comentou em: 25/11/2025 13:58
Santista campeão no preparo de café embarca para mundial na Coreia do Sul
Por Santa Portal

Divulgação
O Campeonato Brasileiro de Aeropress é realizado há uma década no País, desde 2015 e, neste ano, na celebração de dez anos, o Festival Santos Café recebeu – em julho – a edição comemorativa, que teve o competidor Caio Lucena, barista da Revo Manufactory, de Santos, no litoral de São Paulo, como campeão. Desde então Caio vem se preparando para um momento importante da carreira: a disputa do Campeonato Mundial da categoria. A vitória dá direito a ele representar o Brasil na etapa internacional.
Caio embarca para a Ásia no sábado (29) para levar o Brasil à competição, que acontece nos dias 5 e 6 de dezembro, na cidade de Seul. Lá ele receberá o café – até então desconhecido – e terá um tempo curto para testá-lo e, assim, enfrentar os competidores da sua rodada.
A Aeropress é um método de preparo que foi criado por Alan Adler, um engenheiro norte-americano, famoso por ter inventado também o brinquedo “Anel Voador, Aerobie”. O método foi lançado em 2005, nos Estados Unidos, e, depois de vários protótipos, rapidamente se tornou um método popular e versátil para preparar café.
Adler buscava uma forma de extrair um café mais intenso e com textura de um coado, mas de forma mais eficiente e prática para levar para qualquer lugar. E, assim, desenvolveu a Aeropress, que utiliza pressão de ar para extrair o café, resultando numa bebida mais encorpada e saborosa.
O formato do campeonato de Aeropress pelo mundo ocorre da seguinte forma: a cada rodada, três concorrentes têm cinco minutos para preparar, extrair e servir cafés usando o método Aeropress. Um grupo de juízes então prova os cafés às cegas – antes de apontar para a sua bebida favorita da rodada – isso tudo sem saber quem preparou cada café. Neste ano participam 70 países.
O campeonato é bem descontraído. A melhor receita vai passando de fase até chegar ao campeão. Neste ano, no nacional, o café utilizado foi da torrefação Rei do Café, da Fazenda Santa Mônica (Eldorado) – Ibiraci/MG – da região da Alta Mogiana. A variedade é um catuaí vermelho 99.
Visualizar |
| Comentar
|


