Rede Social do Café

T Ó P I C O : CNC participa da elaboração de documento internacional sobre condições de trabalho no setor cafeeiro

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5250

Visitas: 28.182.035

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

CNC participa da elaboração de documento internacional sobre condições de trabalho no setor cafeeiro


Autor: Leonardo Assad Aoun

57 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 28/11/2025 17:50:02


Leonardo Assad Aoun comentou em: 28/11/2025 17:50

 

CNC participa da elaboração de documento internacional sobre condições de trabalho no setor cafeeiro

 

O Conselho Nacional do Café (CNC) está participando ativamente da construção de um documento internacional que apresentará as condições de trabalho no setor cafeeiro, utilizando o Brasil como referência. A iniciativa surgiu após a visita da Sra. Hannelore Beerlandt ao país, promovida pelo CNC, quando ela teve a oportunidade de conhecer de perto a estrutura do setor e se reunir com o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, sua equipe e auditores fiscais. Na ocasião, chamou sua atenção a organização e a forma como o Ministério conduz e executa as políticas trabalhistas no Brasil.

Como resultado dessa visita, Hannelore propôs a criação de um documento que pudesse servir de modelo para outros países, destacando boas práticas e aprendizados brasileiros. Desde setembro, instituições nacionais e internacionais vêm se reunindo para estruturar o material. Além do CNC, participam da construção a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Organização Internacional do Café (OIC), a CONTAR e a Cooxupé.

Durante esta semana, ocorreu mais uma reunião técnica para avançar no desenvolvimento do documento, com a participação das seguintes instituições e representantes: pelo CNC, o Presidente Silas Brasileiro e a assessoria técnica; pela OIC, Hannelore Beerlandt, Ariana Ocampo Cruz, Miguel Zamora e Laurent Pipitone; pela OIT, Fernanda Carvalho; pela CONTAR, Laíssa Pollyana Carmo; pelo MTE, Luiz Henrique Ramos Lopes e Guilherme Schuck Candemil; e pela Cooxupé, Natalia Fernandes Carr.

O documento em elaboração apresenta um panorama da cafeicultura brasileira, descreve a estrutura de governança do setor – incluindo o Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), o papel das cooperativas e a importância da representação de cada entidade.

Também aborda os desafios relacionados às condições de trabalho, como a formalização dos trabalhadores sazonais e destaca iniciativas já em andamento no país, como o Pacto de Boas Práticas Trabalhistas na Cafeicultura que busca orientar os produtores – através de trabalhos educativos buscando uma produção de café sustentável -, e considera que mecanismos de denúncias como o Sistema Ipê e a plataforma Nossa Voz devem ser feitos com eficiência, transparência e responsabilidade para evitar que denúncias vazias, sem procedência, por simples desinteligência entre produtores e trabalhadores (as), possam servir de instrumento para prejudicar a imagem da produção de café do Brasil.

O trabalho segue em fase de revisão e representa um passo importante para consolidar o Brasil como referência global em boas práticas trabalhistas na cafeicultura, quando sugerido pelo CNC, a responsabilização das partes, ou seja, obrigações dos cafeicultores e dos trabalhadores (as).

“O Brasil demonstra, com fatos e com uma ampla articulação institucional, que através do diálogo e um trabalho educativo é possível produzir com compromisso permanente e melhoria contínua, por meio de uma aproximação entre as partes e suas representações, dentro do princípio da responsabilidade social”, afirma Silas Brasileiro, presidente do CNC.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação CNC
Alexandre Costa – alexandrecosta@cncafe.com.br / imprensa@cncafe.com.br
(61) 99999-1570

Visualizar | |   Comentar     |  



1