T Ó P I C O : #Noite de gala celebra o Mérito Especial do Café e premia os destaques do jornalismo brasileiro
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5250
Visitas: 28.225.033
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
#Noite de gala celebra o Mérito Especial do Café e premia os destaques do jornalismo brasileiro
Autor: Leonardo Assad Aoun
58 visitas
1 comentários
Último comentário neste tópico em: 05/12/2025 16:23:55
Leonardo Assad Aoun comentou em: 05/12/2025 16:28
#Noite de gala celebra o Mérito Especial do Café e premia os destaques do jornalismo brasileiro

A sede da OCB recebeu, na noite desta quarta-feira (03), uma das celebrações mais importantes do calendário da cafeicultura nacional: a outorga do Mérito Especial do Café e a cerimônia de entrega do 4º Prêmio de Jornalismo Cafés do Brasil, promovidos pelo Conselho Nacional do Café (CNC) com o apoio do Sistema OCB.
O evento reuniu autoridades, parlamentares, lideranças cooperativistas, representantes do setor produtivo, imprensa e convidados de todo o país para celebrar aqueles que contribuem para o fortalecimento, a representatividade e a comunicação do café brasileiro.
Abertura com autoridades e lideranças
A cerimônia teve início com a composição do dispositivo oficial, formado pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas; pelo presidente do CNC, Silas Brasileiro; pela Ministra chefe da Divisão de Política Agrícola do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Grace Tanno; pelo deputado federal Evair de Melo; pelo ex-senador, ministro e vice-governador de Minas Gerais, Arlindo Porto; e pelo presidente do Conselho de Administração do Sicoob, Miguel Oliveira.

Em suas palavras de abertura, Márcio Lopes de Freitas destacou o papel estratégico do cooperativismo no desenvolvimento da cafeicultura e na consolidação do Brasil como líder global do setor. Ele relembrou a trajetória das cooperativas nacionais e de sua própria história – de produtor a presidente da OCB.
Veja o que disse o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas
Em seguida, o presidente do CNC, Silas Brasileiro, reforçou a importância da comunicação qualificada e do reconhecimento às personalidades e jornalistas que ampliam a voz do café brasileiro no mercado nacional e internacional. Ele destacou uma por uma das autoridades presentes como pessoas que participam diretamente na construção de uma cafeicultura tão pujante e sustentável.
Clique aqui e veja o que disse o presidente do CNC, Silas Brasileiro
O evento contou com presença em peso dos representantes do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), tanto do Governo (MAPA, MRE, Ministério da Fazenda) quanto da iniciativa privada (ABIC, Abics e CNA). Participaram também: Ministério do Trabalho e Emprego, Embrapa, a deputada por Minas Gerais, Greyce Elias, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA), Illy Café, entre outros.

Mérito Especial do Café: reconhecimento às grandes lideranças
A noite também foi marcada pela entrega do Mérito Especial do Café, homenagem concedida pelo CNC com apoio do Sistema OCB a autoridades e personalidades que desempenham papel decisivo no desenvolvimento da cafeicultura.
O primeiro homenageado foi Márcio Lopes de Freitas, reconhecido por sua liderança nacional e pelo compromisso com o fortalecimento do cooperativismo — pilar estratégico para os 330 mil cafeicultores brasileiros.


Em seguida, recebeu a honraria o ex-senador, ministro e ex-governador de Minas Gerais, Arlindo Porto, homenageado por sua trajetória histórica de apoio à representação política e institucional do setor, sempre atuando em defesa do campo e das cooperativas.

O presidente do Conselho de Administração do Sicoob, Miguel Oliveira, também foi agraciado pelo impacto de seu trabalho no crédito rural cooperativo e no incentivo ao desenvolvimento sustentável e inclusivo das regiões produtoras de café.

Outro homenageado da noite foi o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Guilherme Campos, reconhecido por sua contribuição na modernização das políticas de financiamento e segurança ao setor cafeeiro.

4º Prêmio de Jornalismo Cafés do Brasil: sustentabilidade como destaque em 2025
Em sua quarta edição, o Prêmio de Jornalismo Cafés do Brasil consolidou-se como uma das mais relevantes iniciativas de valorização da imprensa agropecuária. Em 2025, o CNC celebrou ainda o registro oficial da marca do prêmio no INPI, assegurando sua continuidade como atividade permanente do calendário institucional.
Tendo como tema central a sustentabilidade da produção cafeeira brasileira, nas dimensões social, ambiental e econômica, a premiação destacou reportagens que evidenciaram a força das cooperativas, práticas regenerativas, programas ambientais — como o Café Produtor de Água — e iniciativas que promovem dignidade e renda a pequenos produtores, responsáveis por 78% da produção nacional.

CATEGORIA INTERNET E INFLUENCIADORES
Finalistas:
- Andressa Moreira Bueno — Observatório Jornalístico Universitário (OJU)
- Bruno Pavan — ISTOÉ
- Camila Cantoia Dorna — Comunicação monteCCer
- Hygino Vasconcellos — UOL
- João Vitor Barbosa — A Gazeta
- Julio Cezar Huber — Revista Negócio Rural
- Leandro Faria de Castro Fidelis — Conexão Safra
- Lucas Vieira de Araujo — Gazeta do Povo
- Mônica Rossi — Agro Estadão
- Natally Acioli — G1
- Ricardo Moraes Westin Pimenta — Agência Senado
- Rodolfo Tiengo Fernandes — G1
- Sabrina Nascimento — Agro Estadão

1º lugar – Reportagem “Nova identidade dos Cafés do Brasil une tradição e inovação” de MÔNICA ROSSI. Publicado no Agro Estadão, o texto apresenta o reposicionamento da marca “Cafés do Brasil”, destacando o conceito ESG+T e mostrando como tradição, sustentabilidade e tecnologia se unem para fortalecer a imagem do café brasileiro no mundo. Uma narrativa completa, atual e transformadora.
2º lugar – Reportagem “Mapa dos Sabores: O café que conta histórias” de SABRINA NASCIMENTO. Publicado no Agro Estadão, o conteúdo coloca Andradas (MG) no mapa mundial dos cafés especiais ao valorizar terroirs, tradições familiares e a identidade única da produção local. Inovação, sensibilidade e profundidade garantiram seu destaque nacional.
3º lugar – Reportagem “Símbolo do Brasil há 200 anos, café busca superar danos ambientais” de RICARDO WESTIN. Publicado pela Agência Senado, o texto destaca a evolução da cafeicultura rumo à sustentabilidade, mostrando como o setor vem transformando práticas históricas e adotando soluções inovadoras para preservar o meio ambiente. Uma reportagem relevante, atual e marcada pela excelência jornalística.
CATEGORIA JORNAL IMPRESSO
Finalistas:
- Ailim Cabral — Correio Braziliense
- Bruno Pinheiro Faustino — Revista Negócio Rural
- Isadora Ortiz de Camargo — Globo Rural
- Julio Cezar Huber — Revista Negócio Rural
- Leandro Faria de Castro Fidelis — Conexão Safra
- Lívia Andrade — Revista Espresso

1º lugar – Reportagem “Regenerar é semear o amanhã”, de JULIO HUBER
Publicada na Revista Negócio Rural, a matéria apresenta uma análise profunda sobre agricultura regenerativa e seus impactos no futuro do campo brasileiro. Com sensibilidade e precisão jornalística, Julio revela histórias reais, dados consistentes e movimentos inovadores que vêm transformando a produção sustentável no país. Destaque especial ao programa Café Produtor de Água, uma iniciativa do CNC e parceiros, que une preservação ambiental, fortalecimento das famílias produtoras e geração de resultados de longo prazo. Um conteúdo completo, atual e inspirador.
2º lugar – Reportagem “O grão que une o país”, de BRUNO FAUSTINO
Também publicada na Revista Negócio Rural, a reportagem mostra como o café moldou cidades, impulsionou a economia e conectou regiões brasileiras ao longo da história. Bruno apresenta uma narrativa sólida sobre cooperativismo, certificações e os desafios contemporâneos de um setor em constante evolução. Um trabalho que integra tradição, identidade e modernidade, oferecendo ao leitor uma visão ampla e esclarecedora.
3º lugar – Reportagem “Como a união entre pesquisa e tradição moldou a cultura do café no Brasil”, de ISADORA CAMARGO
Publicada no Globo Rural, a matéria percorre importantes regiões produtoras para revelar como ciência, tradição e sustentabilidade formaram os pilares da cafeicultura brasileira. Com texto cuidadoso e abordagem analítica, Isadora destaca o papel do conhecimento técnico e das práticas rurais que consolidaram o Brasil como potência global do café. Um conteúdo sensível, informativo e de grande relevância histórica.
CATEGORIA RÁDIO
Finalistas:
- André Luiz Costa — Módulo FM
- Andréia Nobre — Rádio Aldeia FM / Acre
- Fabiano Silveira Frade — Rádio Itatiaia
- ·Juliana Correia Almeida — Rádio Agência UFS
- Polliana Dias Ferreira Soares — Terra do Café Difusora
- Rafael Silva Costa — Rádio Web

1º lugar – Série “Café Grão de Ouro do Brasil”, de FABIANO SILVEIRA FRADE
Produzida para a Rádio Itatiaia, a série aprofunda a relevância da cafeicultura mineira, evidenciando cooperativismo, práticas sustentáveis, qualidade e o protagonismo de Minas Gerais como maior produtor nacional. Com apuração rigorosa e narrativa envolvente, Fabiano apresenta um panorama claro e atual do setor, oferecendo ao público uma experiência informativa rica e transformadora.
2º lugar – Reportagem “Protagonismo feminino na cafeicultura dos Robustas Amazônicos”, de ANDREIA NOBRE
Transmitida pela Agência de Notícias do Acre, a reportagem valoriza o trabalho das mulheres que têm impulsionado a produção dos robustas amazônicos. Andreia evidencia técnica, inovação e identidade cultural, ressaltando o fortalecimento do cooperativismo, a busca por sustentabilidade e o desenvolvimento regional. Um conteúdo sensível e profundamente alinhado às transformações sociais do campo.
3º lugar – Episódio “Terra do Café nº 81”, de POLLIANA DIAS
Veiculado pela Difusora FM de Patrocínio (MG), o episódio apresenta uma análise clara e qualificada sobre a nova tarifa de importação dos Estados Unidos sobre o café brasileiro. Com participação de Simão Pedro de Lima, da Expocacer, Polliana entrega um conteúdo equilibrado, didático e de forte impacto para produtores e consumidores. Uma contribuição sólida ao debate internacional do setor.
CATEGORIA TV
Finalistas:
- Bruno Pinheiro Faustino — Revista Negócio Rural
- Flavia Peixoto — TV Brasil
- Laura Maria Nobre Araújo — Globo RPC Paraná
- Mateus Moraes Borges — Record Bahia
- Mary Stephany P. dos Santos Hiert — Globo RPC Paraná
- Thais de Carvalho Travassos — TV Record
- Virginia Alves — Globo EPTV


1º lugar – Reportagem exibida pela Globo EPTV, de VIRGÍNIA ALVES
A reportagem desconstrói o mito do “café impuro” no mercado interno, revelando com clareza e profundidade os processos de classificação, controle de qualidade e rigor técnico do setor. Com destaque para a excelência da Cooxupé — maior cooperativa de café do Brasil —, Virgínia apresenta um conteúdo robusto, esclarecedor e de grande impacto público. Uma produção que alia precisão jornalística e responsabilidade informativa.
2º lugar – Série especial sobre café no Jornal da Record, de THAIS DE CARVALHO TRAVASSOS, com reportagem de Giovana Risardo
A matéria “Conheça técnicas inovadoras que levam eficiência aos produtores de café” apresenta tecnologias modernas, práticas sustentáveis e o papel decisivo das cooperativas mineiras na evolução da cafeicultura. Imagens marcantes, apuração consistente e narrativa dinâmica garantiram o reconhecimento nacional da produção.
3º lugar – Reportagem “Negócios com o Cerrado em Pé”, de FLÁVIA PEIXOTO
Exibida no programa Caminhos da Reportagem, a matéria apresenta iniciativas que unem conservação do Cerrado, inovação e geração de renda — destacando também a presença da cafeicultura como agente de preservação ambiental. Flávia entrega um conteúdo profundo, bem estruturado e essencial para ampliar o entendimento sobre um dos biomas mais importantes do país.
Celebração da força coletiva do café brasileiro
A noite de gala encerrou-se em clima de celebração e reconhecimento. Entre homenagens e histórias emocionantes, o evento reforçou a importância da união entre produtores, cooperativas, pesquisadores, jornalistas e gestores públicos para manter o Brasil na liderança mundial da cafeicultura.
Para o CNC e o Sistema OCB, a cerimônia se consolida como um marco anual de valorização da imprensa e das personalidades que contribuem para contar, com profundidade e responsabilidade, a história de um dos maiores símbolos do país: o café brasileiro.
Veja a galeria de fotos do evento
Veja alguns depoimentos de finalistas e premiados do IV Prêmio de Jornalismo Cafés do Brasil
Depoimentos
Flávia Peixoto – TV Brasil
Fabiano Frade – Itatiaia
Júlio Huber e Bruno Faustino – Revista Negócio Rural
Bruno Pavan – Isto é Dinheiro
Lívia Andrade – Revista Espresso
O CNC parabeniza todos os comunicadores que participaram da IV Edição do Prêmio de Jornalismo Cafés do Brasil.
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação CNC
Alexandre Costa – alexandrecosta@cncafe.com.br / imprensa@cncafe.com.br
(61) 99999-1570
Visualizar |
| Comentar
|


