T Ó P I C O : Este cardiologista fala sobre café e deixa claro: "Pessoas que bebem café têm melhor saúde cardiovascular."
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5250
Visitas: 28.233.453
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
Este cardiologista fala sobre café e deixa claro: "Pessoas que bebem café têm melhor saúde cardiovascular."
Autor: Leonardo Assad Aoun
60 visitas
1 comentários
Último comentário neste tópico em: 11/12/2025 11:51:27
Leonardo Assad Aoun comentou em: 11/12/2025 12:03
Este cardiologista fala sobre café e deixa claro: "Pessoas que bebem café têm melhor saúde cardiovascular."
Estudos mostram que ele apoia a saúde cardiovascular e até a longevidade.
Por Livia D'Ambrosio/Minha Vida
Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.

Conheça os reais benefícios dessa bebida matinal para a saúde. /Foto: @Shutterstock
Mais uma vez, vale olhar com atenção para esse hábito tão presente nas nossas manhãs. Por muito tempo, o café carregou a fama de aumentar o risco de doenças cardíacas, câncer, hipertensão e ansiedade — muito por conta do teor de cafeína. Mas o que a ciência mais recente realmente mostra?
Quando especialistas como o cardiologista José Abellán são perguntados sobre os efeitos do café, até eles se surpreendem. Segundo o médico, “todos os estudos indicam que o café é positivo. Pessoas que bebem café têm melhor saúde cardiovascular”. Ele ainda reforça: “Podemos considerar algumas limitações, como o fato de quem toma café, em geral, também ter outros hábitos saudáveis. Mas, mesmo quando analisamos isso separadamente, a conclusão é que o café faz bem”.
É verdade, diz ele, que a bebida pode aumentar temporariamente a frequência cardíaca e a pressão arterial. “Mas dentro do contexto de um estilo de vida equilibrado, tudo indica que o café é benéfico”, afirma.
Essas conclusões ajudam a desfazer muitos mitos que cercam a bebida, historicamente vista como vilã. “É curioso, mas quando estudamos o café com profundidade, percebemos que ele realmente faz bem. Não entendo como algo sem calorias, uma substância química tão simples, pode nos proporcionar uma sensação tão boa”, comenta.
Apesar dos pontos positivos, Abellán destaca que é importante respeitar o consumo máximo diário, que gira em torno de 450 ml, o equivalente a quatro ou cinco xícaras.
Uma pequena amostra do que a ciência já sabe sobre o café
Entre os benefícios observados, a cafeína se destaca por favorecer a função mental. Um estudo mostra melhora no humor, no tempo de reação e na atenção.
Outras pesquisas sugerem efeitos positivos no raciocínio abstrato, no reconhecimento de padrões e no pensamento lógico em adultos acima de 60 anos. Um estudo recente também apontou que o consumo regular de café pode adicionar cerca de 1,8 anos de vida saudável.
O médico Sebastián La Rosa, especialista em longevidade, comentou em um de seus vídeos no Instagram que “estudos com mais de 500 mil pessoas na Europa mostraram que consumidores de café têm menor risco de câncer e menor mortalidade geral — exceto em pessoas com hipertensão, onde o consumo pode agravar o problema”.
Visualizar |
| Comentar
|


