Rede Social do Café

T Ó P I C O : Estudantes vivenciam a cadeia produtiva do café especial no Caparaó capixaba

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5250

Visitas: 28.266.966

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Estudantes vivenciam a cadeia produtiva do café especial no Caparaó capixaba


Autor: Leonardo Assad Aoun

55 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 20/12/2025 21:32:05


Leonardo Assad Aoun comentou em: 20/12/2025 22:03

 

Estudantes vivenciam a cadeia produtiva do café especial no Caparaó capixaba

 

Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Juvenal Nolasco, localizada em Divino São Lourenço, participaram de uma atividade pedagógica voltada ao conhecimento da cadeia produtiva do café especial arábica. O objetivo foi fortalecer a aprendizagem por meio da vivência prática e da conexão com a realidade econômica e cultural do território do Caparaó capixaba.

Durante a atividade, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer diferentes etapas do processo produtivo, alinhando conteúdos trabalhados em sala de aula e o contexto real. Ao conhecerem de perto o processo de beneficiamento do café e o funcionamento das cafeterias da região, os alunos puderam observar a qualidade do produto, organização e inovação no setor.

A atividade também buscou desenvolver competências como observação crítica, análise de processos produtivos, comunicação e protagonismo estudantil. Ao vivenciarem experiências fora do ambiente escolar tradicional, os alunos ampliaram o repertório cultural e profissional, compreendendo o papel da educação na formação de cidadãos mais conscientes, preparados e conectados com o território em que vivem.

“Foi muito importante compreender que é possível beneficiar o café e comercializá-lo em uma cafeteria na própria propriedade, o que atrai visitantes e turistas que se hospedam no local, contribuindo para a geração de renda”, destacou o estudante Tyago dos Santos Machado. 

Fonte: Jornal do Norte

Visualizar | |   Comentar     |  



1