Rede Social do Café

T Ó P I C O : Café: Alta Mogiana registra uma das melhores floradas dos últimos anos e safra/26 deve recuperar produtividade

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5250

Visitas: 28.393.078

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Café: Alta Mogiana registra uma das melhores floradas dos últimos anos e safra/26 deve recuperar produtividade


Autor: Leonardo Assad Aoun

43 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 29/01/2026 17:24:22


Leonardo Assad Aoun comentou em: 29/01/2026 17:51

 

Café: Alta Mogiana registra uma das melhores floradas dos últimos anos e safra/26 deve recuperar produtividade

 

Até o momento, clima na região vêm contribuindo para o desenvolvimento das lavouras

Após um ciclo 2025/26 marcado por adversidades climáticas, a produção de café da região da Alta Mogiana apresenta um cenário mais otimista e de recuperação em volume para safra de 2026.

Em entrevista para o portal Notícias Agrícolas, o gerente de operações de café da Cocapec, William Freiria, contou que diferente da safra de 2025, que começou a sofrer impactos significativos na florada em 2024, entregando um mau pegamento dos frutos e um baixo rendimento da produção, a florada para safra de 2026 foi uma das melhores registradas na região nos últimos anos, com um índice de pegamento altíssimo. 

Mesmo com a ocorrência de quedas de temperatura no fim de  dezembro/25 e início de janeiro/26, o frio foi avaliado pelo produtor como benéfico para o desenvolvimento das lavouras, tornando as condições climáticas mais favoráveis, conforme relatou Freiria. 

Com boa safra, planejamento se torna essencial diante volatilidade do mercado

No mercado, a volatilidade dos futuros segue como principal desafio para comercialização. Diante deste cenário, o produtor têm optado por ser mais cauteloso, negociando o café físico de forma mais gradativa, conforme necessidade de caixa, explicou Freiria. 

”O produtor precisa ter no papel quanto gasta para produzir. Se o valor de venda oferece margem, ele deve realizar o lucro. A estratégia é o posicionamento em etapas, vendendo de 1% a 2% da produção conforme as oportunidades surgem para evitar os riscos de ficar totalmente exposto às oscilações bruscas das bolsas internacionais”, orientou. 

Por: Raphaela Ribeiro

Visualizar | |   Comentar     |  



1