Rede Social do Café

T Ó P I C O : Parcelamento da adubação NK em cafeeiros na Alta Mogiana (SP)

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5251

Visitas: 28.463.625

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Parcelamento da adubação NK em cafeeiros na Alta Mogiana (SP)


Autor: Leonardo Assad Aoun

73 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 18/02/2026 22:21:53


Leonardo Assad Aoun comentou em: 18/02/2026 22:46

 

Parcelamento da adubação NK em cafeeiros na Alta Mogiana (SP)

 

Pesquisa realizada recentemente objetivou testar os modos de parcelamento da adubação NK, abrangendo os modos usuais e a concentração inicial dos adubos

Por José Braz Matiello | Café Point

A adubação NK em cafeeiros, importante para o desenvolvimento das plantas e sua boa produtividade, costoma ser realizada com fertilizantes químicos em doses e parcelamentos adequados. Usualmente são realizadas de 3 a 4 parcelas no ano/ciclo da cultura. No entanto, tem surgido uma corrente de técnicos que preconiza um adiantamento das parcelas, concentrando maiores doses na fase inicial do ciclo, justificando que seria preciso para preparar a folhagem das plantas. 

Pesquisa realizada recentemente objetivou testar os modos de parcelamento da adubação NK, abrangendo os modos usuais e a concentração inicial dos adubos. Foi conduzido um ensaio no período de 2021/22 a 2024/25, na Fazenda Experimental de Franca (SP), em solo latossolo amarelo distrófico, de textura média. O trabalho foi instalado em lavoura de catuaí 62, plantada em 2020, com espaçamento 3,5 x 0,6 m sob regime irrigado. Foram adotadas as metodologias científicas com delineamento e repetições adequadas. A dose de NK usada foi de 250 Kg/há, com uso da fórmula 21-00-21. Os tratamentos com parcelamentos foram quatro iguais (25% por parcela), três iguais (33% por parcela) e a concentrada, sendo a primeira parcela de 70% e a segunda de 30%. A época de quatro parcelamentos coincidiu com o início de outubro, final de novembro, final de dezembro e início de fevereiro. Com três parcelamentos, a época foi a mesma, só eliminando a parcela de outubro. Com parcelamento 70% foi no final de novembro e 30% no início de fevereiro. 

As avaliações foram realizadas com a colheita de três safras, de 2022/23 a 2025, e os dados obtidos foram analisados estatisticamente. Os resultados de produção nos cafeeiros, nas três colheitas avaliadas, estão colocados na tabela 1.

Tabela 1 - Produtividade em sacas por hectare (scs/ha), em cafeeiros do ensaio experimental “Diferentes parcelamentos de NK em cafeeiros” - Franca (SP), 2025
Figura 1

Verifica-se que houve superioridade produtiva para os tratamentos com 3 e 4 parcelamentos, que foram semelhantes entre si, ambos superiores ao tratamento com adubação inicial concentrada. Os tratamentos com 3 a 4 parcelamentos produziram, na média das três safras, 23,1 scs/ha, contra 10,8 scs no de adubação concentrada e 5,6 scs/ha na testemunha, sem adubação NK.

Concluiu-se que: 1- a adubação NK deve ser parcelada em 3 a 4 aplicações. 2- a adubação inicial mais concentrada, seguida de uma parcela menor mais adiante, não é positiva, ao contrário, provoca menor produção nos cafeeiros.

Figura 2
Vista de duas parcelas do ensaio. À esquerda, dois parcelamentos (trat. 3) e, à direita, quatro parcelamentos (trat 2)

Visualizar | |   Comentar     |  



1