T Ó P I C O : Preço do café aumenta com dólar valorizado e guerra no Oriente Médio
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5251
Visitas: 28.529.873
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
Preço do café aumenta com dólar valorizado e guerra no Oriente Médio
Autor: Leonardo Assad Aoun
15 visitas
1 comentários
Último comentário neste tópico em: 11/03/2026 12:16:55
Leonardo Assad Aoun comentou em: 11/03/2026 12:37
Preço do café aumenta com dólar valorizado e guerra no Oriente Médio
Alta favoreceu a realização de alguns negócios no mercado físico nacional, mas os fechamentos envolveram volumes pequenos
Por Marcelo Beledeli — Porto Alegre | Globo Rural
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_afe5c125c3bb42f0b5ae633b58923923/internal_photos/bs/2024/3/S/jIkpUZR3KfqKxr7wdumQ/front-view-coffee-beans-burlap-sack-1-.jpg)
Aumento do café em março fez com que parte das perdas registradas em fevereiro fosse recuperada. — Foto: Freepik
Após as quedas nos preços internos e externos do café em fevereiro, devido à expectativa de uma safra 2026/27 recorde, o valor do grão voltou a subir em março, impulsionado pelo atual conflito no Oriente Médio e suas consequências.
Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), esse aumento fez com que parte das perdas registradas em fevereiro fosse recuperada. Nesta terça-feira (10/3), o indicador Cepea/Esalq do café arábica registrou a cotação de R$ 1.918,60 para a saca de 60 quilos, uma alta de 6,73% no acumulado de março. Para o robusta, o preço estava em R$ 1.037,08 a saca, aumento de 0,42% desde o início do mês.
Além da oscilação cambial, com o dólar ganhando força frente ao real, preocupações relacionadas à guerra no Oriente Médio e ao fechamento do Estreito de Ormuz – que, por sua vez, tem prejudicado o fluxo de mercadorias ao redor do mundo – têm impulsionado os valores do café arábica negociado na Bolsa de Nova York e, consequentemente, no Brasil.
Com a rota logística comprometida e custos elevados, o grão produzido na Ásia pode enfrentar dificuldades para chegar aos mercados consumidores no Ocidente. Pesquisadores do Cepea ressaltam que essa recente valorização do arábica favoreceu a realização de alguns negócios no mercado físico nacional, mas os fechamentos envolveram volumes pequenos.
Visualizar |
| Comentar
|


