Rede Social do Café

T Ó P I C O : Varginha recebe 2º Fórum Regional de Cultura Cafeeira em abril

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5251

Visitas: 28.595.184

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Varginha recebe 2º Fórum Regional de Cultura Cafeeira em abril


Autor: Leonardo Assad Aoun

46 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 31/03/2026 15:55:15


Leonardo Assad Aoun comentou em: 31/03/2026 16:16

 

Varginha recebe 2º Fórum Regional de Cultura Cafeeira em abril

 

Evento gratuito discute o café como patrimônio cultural e motor do turismo; especialista Teresa Lemos é presença confirmada.

Por Franciele Brígida | Rádio Itatiaia

Entre os destaques, está a especialista em turismo Teresa Lemos, que vai falar sobre como o café ajuda a construir a identidade de Minas e a atrair turistas. • Divulgação

O Centro de Excelência em Cafeicultura do Senar, em Varginha, sedia no dia 9 de abril a segunda edição do Fórum Regional de Cultura Cafeeira da Microrregião. O encontro vai reunir produtores, especialistas e empreendedores para debater o papel do café muito além da economia, focando em sua importância para a gastronomia e o turismo mineiro.

Uma das principais palestrantes confirmadas é a turismóloga e advogada Teresa Lemos, atual presidente da Federação dos Circuitos Turísticos Mineiros (Fecitur). Ela apresentará o tema "Café como identidade cultural e patrimônio regional", abordando como o grão influencia o modo de vida no estado e como pode ser usado de forma estratégica para atrair visitantes e desenvolver cidades.

A programação começa às 8h com o credenciamento e segue ao longo do dia com palestras sobre o mercado de café, gastronomia contemporânea e uma aula show durante o almoço. Outro ponto de destaque será a apresentação da proposta de reconhecimento da paisagem cultural cafeeira de Minas Gerais, reforçando o valor histórico das lavouras da região.

As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Os interessados devem garantir a participação pelo site Sympla. O fórum é uma realização da Abrasel Sul de Minas em parceria com o Governo de Minas e conta com o apoio de diversas entidades do comércio e da cafeicultura regional.

Visualizar | |   Comentar     |  



1