T Ó P I C O : Fazenda São Mateus Agropecuária, do Grupo Bmg, vence Prêmio Ernesto Illy pela segunda vez
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5251
Visitas: 28.754.750
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
Fazenda São Mateus Agropecuária, do Grupo Bmg, vence Prêmio Ernesto Illy pela segunda vez
Autor: Leonardo Assad Aoun
44 visitas
1 comentários
Último comentário neste tópico em: 18/05/2026 17:55:53
Leonardo Assad Aoun comentou em: 18/05/2026 18:16
Fazenda São Mateus Agropecuária, do Grupo Bmg, vence Prêmio Ernesto Illy pela segunda vez
Fazenda mineira representará o Brasil na etapa internacional da premiação após conquistar o primeiro lugar nacional na categoria Cerrado Mineiro
Frederico Canepa, diretor geral da illy Sud America; Eduardo Dominicale, CEO Grupo Bmg e Luana Almeida, gerente de compras da Experimental Agrícola. - Foto: Antônio Carreiro
Por Helenice Laguardia | O Tempo
A Fazenda São Mateus Agropecuária, produtora do Guima Café e integrante do portfólio do Grupo Bmg, venceu pela segunda vez o 35º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, na categoria Cerrado Mineiro. A conquista foi alcançada com a safra 2025 e garantiu à propriedade uma vaga entre os três finalistas brasileiros que disputarão o 11º Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy, competição que reúne produtores de café arábica de diversos países.
O lote premiado conquistou o primeiro lugar nacional após passar por um processo de avaliação que considera critérios como qualidade sensorial, equilíbrio, aroma e padrão do café. Na etapa brasileira, o concurso seleciona até 40 finalistas, sendo apenas os três primeiros classificados para a disputa internacional.
Segundo a empresa, a recorrência do reconhecimento evidencia a consistência da produção e o investimento contínuo em processos produtivos, inovação e sustentabilidade. “Essa segunda conquista tem um significado especial. Mais do que ganhar uma vez, ela comprova que conseguimos manter um padrão de excelência ao longo do tempo. É isso que realmente nos orgulha: a consistência”, afirma Eduardo Dominicale, CEO do Grupo Bmg.
A nova premiação também reforça a trajetória da fazenda no mercado global de cafés especiais. Em 2023, a propriedade conquistou o prêmio “Best of the Best”, promovido pela illycaffè, tornando-se a primeira produtora brasileira a receber o título de melhor café do mundo.
Localizada nos municípios de Patos de Minas e Varjão de Minas, no Cerrado Mineiro, a Fazenda São Mateus Agropecuária possui certificações ligadas à sustentabilidade e rastreabilidade, como Rainforest Alliance, Certifica Minas, AAA da Nespresso, Café Practices e Regenagri®. Segundo a empresa, os reconhecimentos refletem investimentos em agricultura regenerativa e qualidade produtiva.
Visualizar |
| Comentar
|


