Rede Social do Café

T Ó P I C O : Ufla lança sistema aberto de gerenciamento de custos de produção - AgroCustos

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5049

Visitas: 20.586.909

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Ufla lança sistema aberto de gerenciamento de custos de produção - AgroCustos


Autor: Sérgio Parreiras Pereira

3.550 visitas

5 comentários

Último comentário neste tópico em: 11/07/2018 15:12:48


Sérgio Parreiras Pereira comentou em: 18/11/2009 11:32

 

Ufla lança sistema aberto de gerenciamento de custos de produção - AgroCustos

 

 

 Ufla lança sistema aberto de gerenciamento de custos de produção - AgroCustos

novembro 18th, 2009 by equipepec

 
O Centro de Inteligência em Mercados (CIM), da Universidade Federal de Lavras (Ufla), em parceria com o Polo de Excelência do Café (PEC), acaba de lançar o Sistema de Gerenciamento de Custos de Produção – AgroCustos. Fundamentado em lógica contábil e gerencial, o sistema contribui para o planejamento e o gerenciamento de propriedades rurais por meio de mecanismos simples e amigáveis. O sistema poderá ser utilizado de forma gratuita.
Segundo o coordenador do CIM e idealizador do programa, professor Luiz Gonzaga de Castro Júnior, a estrutura do programa visa a tornar o cálculo de indicadores técnicos e de custos mais rápido e eficiente. O sistema inova ao oferecer facilidades de inserção de dados, e de gerar relatórios de qualidade e de fácil compreensão. 
Outro diferencial é que o sistema foi desenvolvido para uso via Internet, ou seja, não existe a necessidade de instalar nenhum programa no computador, facilitando a sua utilização por um maior número de produtores. Além disso, a ferramenta exige apenas o conhecimento básico de informática, sendo apresentado de forma simples, em quatro telas de visualização: cadastro, centro de custos, ordem de serviço e relatórios.  
Poderão ser cadastrados os setores, glebas, mão de obra contratada, insumos, máquinas automotoras, máquinas implementos, benfeitorias, veículos, operação/serviço e produção. Na sessão “Centro de Custos” deverão ser lançados os gastos destinados ao custeio do processo produtivo. As depreciações já são calculadas pelo sistema por meio dos dados inseridos durante o cadastramento. Além de gastos em dinheiro, alguns desses centros de custos podem consumir serviços de Mão de Obra Contratada e de Máquinas Automotoras, como por exemplo, na manutenção de um Armazém.
Na sessão “Ordem de Serviços” serão lançados os custos diretos do processo produtivo.Um dos benefícios desta ferramenta é que por meio dos indicadores gerados tem-se uma avaliação de quais “Glebas”colaboram com a geração de lucros e aquelas que geram prejuízos, favorecendo à tomada de decisão.
O link para acessar o programa está no portal CIM, basta clicar http://agrocim.com.br/AgroCustos/login.php e fazer um cadastro. A partir daí o sistema já estará completamente disponível. O cafeicultor passa a ter em mãos uma ferramenta de fácil acessibilidade, sem custos, que o auxiliará na avaliação e tomada de decisão para o fortalecimento da atividade.

Para acessar o BLOG do Polo de Excelência do Café CLIQUE AQUI

 

 

Visualizar | |   Comentar     |  


Fabrício andrade comentou em: 20/11/2009 07:14

 

Me cadastrei, usei e aprovei! PARABÉNS AOS IDEALIZADORES!

 

Esse sistema de gestão de custos surpreendeu minhas expectativas. Muito fácil de usar! Por meio da inserção de poucos dados, com nenhuma "burocracia" (característica de muitos sistemas), se obtem indicadores realmente necessários para a gestão da propriedade. Além de tudo, é gratuito. Uma inovação de conceito!!!

 

Visualizar | |   Comentar     |  


Francisco Albert Scott comentou em: 20/11/2009 14:20

 

 

Gosto também do conceito de simplicidade que esse programa de custos utiliza. Para dúvidas e sugestões acessem, na comunidadeAgroCustos do Peabirus http://www.peabirus.com.br/redes/form/post?topico_id=20717

TAGS: Custos de Produção, Programas gratuítos, Agropecuária

Visualizar | |   Comentar     |  


Francisco Albert Scott comentou em: 20/11/2009 15:21

 

A importância da disseminação de informações no meio agrícola

 

A proposta principal do AGROCustos, pelo que me pareceu, é disponibilizar informações estratégicas para o agricultor sem cobrar nada por isso. E quem não quer isso hoje? O AgroCUSTOS aparece no meio agrícola como uma proposta inovadora, sem complicar a vida daqueles produtores que ainda crêem na sobrevivência da sua atividade sem um controle específico e também, para aqueles que já entenderam a importância de se manter competitivo na atividade, tendo artificios para controlar essa posição. Com mais artifícios, com mais inovações dentro do setor agrícola como um todo, a tendência é apenas de melhora. E o AgroCUSTOS segue bem essa tendência.

O desenvolvimento e disseminação de novas informações é a principal forma da atividade agrícola existir proporcionando ganhos para quem a faz, a beneficia, a distribui, a consome. Quanto mais propostas inovadoras quanto essa, maior o número de opções que um agricultor terá para se inserir e se desenvolver da melhor forma possível no mercado agrícola. O tradicionalismo, a forma rudimentar de produzir e de gerenciar fazendas, lavouras, não devem mais existir.

A discussão já passou para outra instância: A DE QUE A GESTÃO ADMINISTRATIVA E TÉCNICA FEITA DE FORMA CORRETA É A CONDIÇÃO PRIMORDIAL PARA A MANUTENÇÃO ( E O CONSEQUENTE CRESCIMENTO) DE DETERMINADA ATIVIDADE AGRÍCOLA.  Essa discussão apenas será finalizada quanto os elos das cadeias produtivas tiverem opções suficientes, tiverem vontade suficiente para aceitar e acatar as principais mudanças que ocorrem no meio.

O AgroCUSTOS em muito desenvolve essa discussão e, com certeza, a partir do momento em que os agricultores tiverem seus custos definidos, as estratégias de comercialização serão o próximo passo. A disseminação e utilização desse tipo de informações caracterizam um pensamento estratégico de determinada empresa, o que, em um ambiente competitivo como o que nós vivemos é mais que importante para conhecer as opções e saber dicernir entre aquelas mas benéficas à atividade em questão.

 

Visualizar | |   Comentar     |  


Guilherme comentou em: 26/11/2009 14:05

 

Ótima ferramenta para a lavoura!

 

Me cadastrei no sistema e pela simplicidade consegui utilizá-lo rapidamente. Agora estou conseguindo controlar os gastos de uma maneira eficiente.

Acredito que daqui em diante posso aumentar os retornos da propriedade de minha família.

 

Visualizar | |   Comentar     |  


Andeson Kruger comentou em: 11/07/2018 15:28

 

Ufla lança sistema aberto de gerenciamento de custos de produção - AgroCustos

 

Como me cadastrar?

o Sitema é  para o  Brasil ou apenas Minas Geirais?

Visualizar | |   Comentar     |  



1