Rede Social do Café

T Ó P I C O : Bacias de Contenção

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5250

Visitas: 27.803.476

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Bacias de Contenção


Autor: Ulisses Ferreira

1.758 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 24/11/2010 16:29:30


Ulisses Ferreira comentou em: 24/11/2010 16:29

 

Bacias de Contenção

 

Prática cada vez mais frequente no meio rural, a construção de bacias de captação de águas pluviais é de grande importancia para a redução da erosão nas estradas rurais, porém o que muitos não sabem é que esta técnica deve ser usada com critérios para proporcionar esse e outros benefícios como: evita o assoriamento de leitos de rios, riachos e lagoas, retém as águas das chuvas disponibilizando essas águas ao lençol freático que por consequencia irão abaster nascentes; melhora a qualidade das águas nessas nascentes, diminui a necessidade de manutenção de estradas e carreadores no meio rural, entre tantos outros benefícios.

Nesta época em que chuvas torrenciais e catástrofes climáticas acontecem com maior frequência uma técnica tão simples não poderia deixar de ser utilizada, porém ainda há muito o que se fazer em termos de conservação e uso do solo, e mesmo quando esta técnica é utilizada não é da forma correta.

Como trabalhei mais de quatro ano no Departamento Municipal de Água e Esgoto de Poços de Caldas, como técnico responsável pelo dimencionamento e construção dessas bacias de captação de águas pluviais, aproveito o espaço para dar algumas dicas simples de como bons resultados com este serviço.

1º Diferentemente do que muitos acreditam o ideal é a construção de várias caixas de contenção ao longo da estrada, mesmo que fiquem muitas caixas pequenas uma perto da outra. E não a construção de uma única caixa no final da estrada ou nas baixadas. Isso porque o objeto é evitar a erosão e se fosse construida uma única bacia ela apenas iria reter os dejetos da erosão que a água veio causando durante seu percurso. Para se ter uma idéia aqui em Poços de Caldas, que tem topografia acidentada, a média da distancia entre as bacias é inferior a 40 metros, tendo algumas cm distancia de 15 metros de uma para a outra. Agindo assim além de ter resultados satisfatórios a manutenção será reduzida.

2º Outra dica é sempre tomar cuidado com o excesso de água que vem de fora da estrada, muitas vezes o dimensionamento é feito calculando apenas a água das estradas e o volume de água que vem de pastagens, cafezais, grotas, podem trazer transtornos e até mesmo romper as barragens.

3º Outro ponto merece atenção é a limpeza das bacias, ou seja, no momento da locação e construção das bacias deve ser pensada a forma como será feita a manutanção, a manutenção deve ser anual, antes do período das chuvas, e muito cuidado na vedação do fundo das caixas, que ficam seladas impedindo a infiltração da água.

4º Outro ponto importante, principalmente em áreas mais declivosas, é o cuidado com a saída d'agua, ou seja, é fundamental a construção de um ladrão, abaixo da leira da bacia, para que o excesso d'agua causado por chuvas torrenciais possa correr sem estourar a barragem. Observando onde este ladrão será feito para evitar erosão.

5º Por fim no dimensionamento são levados em consideração, largura das estradas, declividade, índice pluviométrico, distância de uma bacia na outra, mas fundalmentamente o bom senso, sempre tendo em mente que o ideal nem sempre é o mais prático. Não se esqueça que uma bacia deve ter em torno de 1 metro de profundidade e são ser profunda, isso facilita a infiltração.

Tomando esses cuidados certamente a sua propriedade estará pronta para "produzir água"

Ulisses Ferreira de Oliveira
Consultor em Certificações Agrícolas

Visualizar | |   Comentar     |  



1