Rede Social do Café

T Ó P I C O : Café descafeinado? Como assim?

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5249

Visitas: 26.655.034

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Café descafeinado? Como assim?


Autor: Antonio Sergio Souza

3.653 visitas

2 comentários

Último comentário neste tópico em: 14/08/2012 09:48:35


Antonio Sergio Souza comentou em: 14/08/2012 09:47

 

Café descafeinado? Como assim?

 



Então... decidida a esclarecer esse mistério foi que eu joguei no carrinho o Santa Clara Descafeinado. Na embalagem dizia "Blend composto de grãos selecionados com 0,1% de cafeína, adquiridos das melhores regiões produtoras do Brasil e fabricado dentro do mais alto controle de qualidade para cafés submetidos ao processo de descafeinação. Atende as exigências do mais fino paladar, pois conserva o típico sabor do café. NÃO CONTÉM GLÚTEN."

Minhas impressões: Não há maiores alterações nas propriedades organolépticas (ah! minhas doces aulas de ciências) do café. Mesmo cheiro, mesma cor, mesma textura, mas o sabor me parece mais leve, mas não menos gostoso.

Para desvendar esse mistério eu precisava saber algumas coisinhas do tipo: o que é exatamente a cafeína? o que é exatamente o glúten? como se descafeína o café? isso é melhor pra saúde?

Fiz uma pesquisa para responder a estas perguntinhas.

1- O QUE É EXATAMENTE A CAFEÍNA?
Cafeína é uma substância naturalmente contida em várias plantas diferentes, inclusive naquelas que produzem café, chá e chocolate.
No café, ela é apenas uma das mais de 1500 substâncias que os tecnologistas em alimentos puderam isolar e que se combinam para dar ao café seu distinto caráter.
A Cafeína também age como um estimulante moderado, aumentanto o alerta mental e acelerando o processo do raciocínio. É por isso que algumas pessoas preferem beber café descafeinado, principalmente à noite, quando desejam relaxar e dormir do que estarem alertas. A cafeína não tem cor nem sabor, nem odor ou aroma, mas se sua remoção não for feita com muito cuidado a extração pode afetar o delicioso sabor e aroma que a gente espera em um café verdadeiro.

Fonte: http://www.cafepilao.com.br/br/Retail/CafesNoMundo/TireSuasDuvidas/

2- E O GLÚTEN, que todo mundo agora se gaba por não utilizar?
O Glúten é uma proteína ergástica amorfa que se encontra na semente de muitos cereais combinada com o amido. Representa 80% das proteínas do trigo e é composta de gliadina e glutenina O glúten é responsável pela elasticidade da massa da farinha, o que permite sua fermentação, assim como a consistência elástica esponjosa dos pães e bolos.
O glúten é obtido da farinha de trigo e alguns outros cereais, lavando o amido (fécula).
Em assados, o glúten é o responsável pela permanência dos gases da fermentação no interior da massa, fazendo com que ocorra um aumento no volume da massa. Depois da cocção, a coagulação do glúten é responsável pela não desinflação do bolo ou pão.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gluten

Bom, ou alguns crápulas que produzem café, utilizam o glúten para dar golpe na quantidade, ou o glúten é uma das 1500 substâncias que compõem o café, mas por algum motivo compromete sua qualidade/ saúde, por isso tem sido retirado pelos melhores produtores. Anyway... vamos seguir adiante. Merece pesquisa específica, colocar na agenda.

3- COMO SE DESCAFEÍNA O CAFÉ?
Para produzir café sem cafeína o suplemento estimulante precisa ser extraído dos grãos. Já que o café revela a maior parte do seu sabor durante a torração, a cafeína é extraída dos grãos verdes do café. Existem vários métodos para conseguir isso, dos quais os métodos mais utilizados são o da água-carbono (H2O/C) e o do diclorometano, (comumente conhecido como DCM). Métodos modernos de descafeinação não causam nenhum efeito no sabor e no aroma do café. Então, um bom café descafeinado tem quase o mesmo sabor de um café contendo cafeína.Fonte: http://www.cafepilao.com.br/br/Retail/CafesNoMundo/TireSuasDuvidas/

4- DESCAFEINADO É MELHOR PARA A SAÚDE?
Há controvérsias. Alguns dizem que dormem melhor, mas muitas pesquisas apontam que o seu uso excessivo aumenta o colesterol (leia mais aqui). Vai saber...

Minha conclusão: Levando-se em conta que o descafeinado é quase o dobro do preço, não há diferença expressiva na sua qualidade e ninguém me prova se é melhor pra saúde, eu fico com o tradicional mesmo.

Mas foi lindo...

 

Beber café descafeinado em demasia pode ser perigoso para a saúde do coração (23.NOV.05)

O Dr. Robert Superko (Fuqua Heart Center, Atlanta, USA) liderou um estudo sobre o relacionamento do café descafeinado com a saúde do coração. 187 pessoas foram divididas em 3 grupos (G1: 3-6 chávenas de café/dia; G2: 3-6 chávenas de descafeinado/dia; G3: 0 chávenas de café/dia). Os resultados foram apresentados no recente meeting da AHA (NOV, 13-16) e mostravam que o grupo que bebia descafeinado (G2) tinha sofrido um aumento de 18% nos níveis de ácidos gordos do sangue (que levam à produção de LDL) e um aumento de 8% nos níveis de apolipoproteína (relacionada com o LDL-o mau colesterol). Nos outros 2 grupos não foram notadas alterações de relevo.
Note-se, porém, que o consumo de 1-2 chávenas de descafeinado/dia parece ser um consumo insuficiente para causar problemas.
Segundo o Dr. Superko, uma razão para a diferença encontrada entre o café com e sem cafeína pode ter origem no facto de ser largamente usada a variedade Robusta para obter os descafeinados e a descafeinização poder eliminar flavonoides e outros ingredientes desta variedade de café. Pelo seu lado, os cafés com cafeína, são em grande parte provenientes da variedade Arabica, muito menos rica em cafeína que a Robusta.

FONTE 3rd Annual Meeting of the American Heart Association, Dallas, 13-16 NOV 20005. Poster 3852/P4

Comments

wrote:

Katita, pra ajudar na sua perfeita explanação sobre cafeinármos ou não cafeinármos, segue aqui o motivo pra que tantos produtos apresentem, com orgulho, NÃO CONTÉM GLUTEN em suas fórmulas: "A doença celíaca é caracterizada por uma intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeios e seus derivados. Ela induz a produção de anticorpos ao glúten, que agem no intestino delgado, atrofiando-o. O resultado é a dificuldade de absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água". Tenho uma amiga celíaca, e sei o que a pobre passa com suas restrições alimentares... Beijos elucidadtivos pra vcs.
07/10 09:30:29

Katita wrote:

Rê, querida, era o que faltava para complementar o post. Arrasou na contribuição!
Beijo grato
07/10 09:38:37

Nadja Barros wrote:

Katita, que bom q existe o rainhas e, obviamente, você, comadre! Porque eu nunca me daria a este trabalhão todo...o negócio é o seguinte, eu aaaamo café, até trouxe meu marido para o "lado negro da força" tb, eheheheheh (desculpe aí o trocadilho)...olha q ele não tomava de jeito nenhum...agora não pode ver um capuccino!!!...então, se é pra tomar café, vamu fazer direito, né não??? ;))))) bjs!!!!e bom final de semana!!!!!
07/10 09:39:25

Angela wrote:

Kati, Como sempre nota mil, parabéns pelo post. Super contribuição, but também fico com o meu pretinho básico mesmo.
Um super fim de semana para todas as Rainhas ;)
07/10 10:57:32

Katita wrote:

Procêis também, comadres!!!!
07/10 12:09:02

Samuca wrote:

Também vou de tradiocional. Eu sou viciado em café[ina]. Sem a substância, eu tenho enxaquecas e o escambáu! Então, porque diabos eu tomaria café descafeinado? Na próxima compra, vou tentar o Melitta extra-forte à vácuo. falram muito bem dele.
beijins
08/10 15:15:12

Márcia wrote:

Katita,
ótima explanação, ams discordo numa coisa: eu acho o cheiro do descafeinado meio ruim, sempre fico enjoada qdo sinto. Acho estranho, msm.
Beijos!!!
08/10 15:39:16

Faby wrote:

Samuca aqui em casa usamos o Melitta Extra-Forte, nosso pereferido.

Beijuca!
08/10 19:27:28

Katita wrote:

Eu só compro à vácuo, mas não sou fiel a nenhuma marca. Gosto do Rio Branco, do Pilão, do Melitta...
08/10 22:25:39

Rose wrote:

VC falou do cafe santa clara,ja tomei esta marca de cafe na Inglaterra,muito bom aqui em Paris tomo o (carte noir)forte encorpado,nao fumo mas gosto de cafe forte.bisou(bjs)
09/10 08:01:42

Dadivosa wrote:

e eu devo estar muito da louca, pois de primeira olhada li que "o glúten é uma proteína Orgástica" em vez de Ergástica! auhuhahuahuuhahua
beijos e amei a explicação
09/10 11:20:08

Mario wrote:

Dadi,
dizem que Freud explica! hahahahahahahahaha
09/10 15:09:37

Dadivosa wrote:

Mario, dizem que o sapateiro olha pro sapato, né? Mas fala a verdade, entre ergástica e orgástica, tem só uma vogal de diferença :D

E eu gosto tanto de café que um bom expresso pode despertar sensações bem agradáveis mesmoahahha
09/10 16:00:10

Katita wrote:

Olha a libertinagem vocês dois aí, ô! Isso aqui é uma cozinha de família!
=)
10/10 00:30:56
 

Dady wrote:

Evite ao máximo alimentos à base de cafeína
Muitos cremes contra celulite apresentam cafeína na fórmula, porque funciona como termogênico (queimador de gordura), mas, quando administrada na forma oral, contribui muito para a indesejável retenção de líquidos. "Se você tem tendência à retenção de líquidos, restrinja as porções de café e chá preto, além de refrigerantes que contenham a substância."
Vai fundo nessa pesquisa... nós mulheres vamos adorar. Abraço,
Dady

 

Paula wrote:

Um esclarecimento sobre ter na embalagem a frase "Não contém Gluten" é obrigatório por causa da doença celíaca, explicada pela Rê.
 

Visualizar | |   Comentar     |  


Antonio Sergio Souza comentou em: 14/08/2012 09:48

 

CAFÉ DESCAFEINADO

 

Revista CARAS | 7 de Maio de 2008 (EDIÇÃO 757ano )

O cafeeiro (Coffea arabica) é um arbusto perene, de pequeno porte, com folhas verde-escuras brilhantes. As flores se formam em cachos. Os frutos, de início verdes-oliva brilhantes, ao amadurecer ganham tonalidade vermelha forte. Habitualmente eles são colhidos maduros. Então, passam por secagem e são torrados para que adquiram o odor e o sabor característicos. O café é considerado uma bebida estimulante pela presença da cafeína, que age no sistema nervoso central e também no circulatório, dando a sensação de euforia e disposição. A substância também pode piorar doenças como a gastrite, a úlcera e a esofagite. O café descafeinado foi criado para que essas pessoas possam consumi-lo com menores riscos. Os grãos do café, dependendo da origem e da variedade, têm entre 0,8% e 2,5% de cafeína, enquanto os descafeinados passam a ter por volta de 0,1%. Obtém-se o café descafeinado extraindo a cafeína dos grãos maduros recém-colhidos. Até 1980 se empregava na descafeinação diclorometano, que dissolvia a cafeína, preservando o aroma e o sabor. Mas o processo deixava resíduos tóxicos. Passou-se, então, a empregar diclorometano, que também tinha a sua dose de toxicidade. Por isso, em 1990 se começou a utilizar no processo o fluido supercrítico de dióxido de carbono, ou CO2 supercrítico, solvente mais natural e nãotóxico, que dissolve 90% da cafeína dos grãos. Depois, os grãos descafeinados passam pelos mesmos processos dos comuns, até o café chegar ao consumidor nas versões torrado e moído, em sachê e solúvel. O café descafeinado entra no preparo dos mesmos pratos que costumam ser preparados com a bebida tradicional, como pudins, sorvetes, doces, fondues e bolos. Além, naturalmente, das incontáveis bebidas.

 

Saúde

 

É ruim para

Ser ingerido em excesso, porque as pesquisas indicam que pode levar ao aumento do colesterol; e servir como alimento, pois as substâncias nutritivas do café são quase nulas.

É bom para

Pessoas que evitam a cafeína pelo seu efeito irritante, como no caso de portadores de gastrite e de úlcera; e quem é portador de esofagite, que também deve evitar a cafeína.

 

Ficha técnica

 

100 ml de café descafeinado preparado contêm:

Magnésio - 5 mg
Fósforo - 1 mg
Potássio - 54 mg
Sódio - 2 mg
Zinco - 0,02 mg
Cobre - 0,007 mg
Manganês -
0,027 mg
Flúor - 52,4 mcg
Selênio - 1 mcg
Calorias - 0
Niacina - 0,222 mg
Ác. pant. -
0,001 mg
Cálcio - 8 mg
Ferro - 0,05 mg

 

Como se escolhe

 

Esse café pode ser adquirido em supermercados nas versões torrado e moído em granulações diferentes e embalado a vácuo, em sachês para máquina ou solúvel. O rótulo deve trazer o termo "descafeinado". Prefira cafés com selos de qualidade de associações reconhecidas e evite os desconhecidos. A embalagem deve estar intacta. Para o preparo com coador, prefira os pós de moagem fina, que dão café mais encorpado, pois a superfície de contato é mais ampla, extraindo maior quantidade de substâncias aromáticas. Caso não tenha familiaridade com o produto, compre duas ou três marcas, deguste e escolha uma delas.

 

Como se prepara

 

Para conservar o café fresco após abrir a embalagem, mantenha-a fechada dentro de um recipiente que feche bem. Deixe na geladeira e nunca em contato com cheiros fortes ou produtos químicos. Consuma em até 30 dias. O pó de café descafeinado pode ser preparado da mesma forma que o convencional. No coador de papel, 80 g de pó para 1 litro de água. Ponha o pó no coador e escalde com água fervente. Ou use qualquer outro método, como cafeteira italiana ou coador de pano. A água precisa ser filtrada, pois aquela que sai da torneira tem muito cloro. O recipiente para ferver água deve ser de uso exclusivo. O bule ideal é de louça ou vidro.

 

Minha receita

 

Elaine Mickely (atriz)

Faça petit-gâteau de café. Coloque numa panela 1 litro de leite, 1 e 1/2 xíc. de açúcar, 1 col. (chá) de bicarbonato. Cozinhe em fogo baixo até obter um doce pastoso. Tire do fogo e incorpore 6 col. (sopa) de café solúvel, 13 col. (sopa) de manteiga e 8 col. (sopa) de pasta de glicose. Reserve. Cozinhe em banho-maria, em fogo bem baixo, mexendo, 6 ovos, 7 gemas e 11 col. (sopa) de açúcar. Não deixe ferver. Retire do fogo. Incorpore o creme de café e 12 col. (sopa) de farinha de trigo. Misture. Deixe gelar por 2 horas. Asse em assadeiras individuais untadas em forno preaquecido a 200 graus por cerca de 5 min. Sirva com calda de chocolate e sorvete. 

Visualizar | |   Comentar     |  



1