Rede Social do Café

T Ó P I C O : 3º Concurso de Qualidade de Café - Projeto Regional Força Café

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5166

Visitas: 22.762.758

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

3º Concurso de Qualidade de Café - Projeto Regional Força Café


Autor: Monique Cadorini

927 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 11/10/2016 10:44:56


Monique Cadorini comentou em: 10/10/2016 16:12

 

3º Concurso de Qualidade de Café - Projeto Regional Força Café

 

     3º Concurso de Qualidade de Café

                        Projeto Regional Força Café

                                       Fundação Neumann Brasil

 

A Fundação Neumann Brasil (HRNS Brasil) é uma entidade sem fins lucrativos que atua no Brasil desde 2007 executando inciativas que visam melhorar os meios de subsistência dos agricultores familiares de café através do desenvolvimento de capacidades de inovação/adaptação, organização  empresarial, para que sua atividade seja mais sustentável.

Entre as iniciativas se destaca o “Projeto Regional”, apoiado pelo Fundo Multilateral de Investimentos (FUMIN) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e setor privado através da International Coffee Partners (ICP), a Fondazione Giuseppe e Pericle Lavazza Onlus, a Tim Hortons, a S&D e a Iniciativa Café & Clima.

Atuante em 25 municípios do Sul e Leste de Minas Gerais, o projeto colabora com mais de 5,800 cafeicultores e suas famílias no melhoramento da produtividade, eficiência e qualidade do café, na estruturação e fortalecimento organizativo, no apoio ao marketing e comercialização da produção e na adaptação dos sistemas de produção aos impactos das mudanças climáticas.

Como parte das estratégias para melhorar e reconhecer a qualidade de café, o projeto regional organiza o “3º Concurso de Qualidade de Café da Agricultura Familiar” com  o apoio da Stockler Comercial e Exportadora LTDA. O evento que teve início no dia de 10.10.16 se encerra na sexta-feira 14.10.16 onde todos os vencedores já serão conhecidos e premiados.

Para Max Ochoa, Diretor Técnico da Fundação Neumann Brasil o concurso “é uma grande oportunidade para que os produtores melhorem a qualidade de seu café, identifiquem suas potencialidades e uma vez participando do concurso, ternham a oportunidade de que seu café seja promovido no mercado internacional agregando valor à sua produção.”

Alexandre Ferraz, Trader e Gerente de Qualidade da parceira Stockler Comercial e Exportadora Ltda destaca que “o concurso de qualidade promovido em parceria com a Fundação Neumann vem trazendo melhores oportunidades de negócios para os produtores membros dos projetos. A comercialização direta dos cafés vem mostrando aos produtores que mesmo sendo de pequeno porte, podem ver seus cafés atravessando fronteiras e chegando às xicaras dos mercados mais refinados, consequentemente agregando maior valor em seus trabalhos”.

Equipe do Jornal da EPTV Sul de Minas entrevistando membros da Família Peixoto da comunidade Café Campinho de Santo Antônio do Amparo

 

Conheça alguns detalhes sobre o concurso:

 

OBJETIVO

- Motivar o melhoramento da qualidade do café dos agricultores familiares do projeto através da aplicação de Boas Práticas Agrícolas na produção e processamento.

 - Promover os cafés de qualidade da agricultura familiar em mercados internacionais que reconhecem e agregam valor à produção.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Todos os produtores cadastrados e atuantes no projeto regional da HRNS do Brasil.

CATEGORIAS

Serão consideradas duas categorias:

1. Café Natural com menção nos vencedores das subregiões

(a) Matas de Minas; (b) Campos das Vertentes;

(c) Circuito das Águas; e (d) Mar de Minas.

2. Café Semi-lavado para todas as sub-regiões do projeto.

 

Primeira prova da semana sendo realizada

Cobertura do Concurso

Acompanhe a cobertura que a equipe da EPTV Sul de Minas realizou do 3º Concurso de Qualidade de Café  - Projeto Regional Força Café: a reportagem deve ir ao ar nesta semana no Jornal Regional segunda edição as 19h00 ou na primeira ou ainda segunda edição. Para aqueles de outras regiões,eles também irão disponibilizar a reportagem no site: http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/ 

Monique Cadorini - Acessora de Comunicação - Fundação Neumann Brasil

TAGS: concurso, café, força café, fundação neumann, hrns, hrns brasil, ong, agricultura familiar

Visualizar | |   Comentar     |  



1