Rede Social do Café

T Ó P I C O : (2º Dia) 3º Concurso de Qualidade de Café Projeto Regional Força Café Fundação Neumann Brasil

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5166

Visitas: 22.762.669

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

(2º Dia) 3º Concurso de Qualidade de Café Projeto Regional Força Café Fundação Neumann Brasil


Autor: Monique Cadorini

911 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 15/10/2016 22:04:36


Monique Cadorini comentou em: 12/10/2016 14:59

 

(2º Dia) 3º Concurso de Qualidade de Café Projeto Regional Força Café Fundação Neumann Brasil

 

O segundo dia do 3º Concurso de Qualidade do Projeto Regional Força Café começou pela manhã com uma visita à Cooperativa dos Pequenos Agricultores de Santana da Vargem (COOPASV). A visita consistiu em conhecer a historia por trás da organização FairTrade, as diferentes ações para promover as dimensões sociais, econômicas e ambientais e os desafios e potencialidades comerciais para cafés commodities, certificados e especiais.  

Vídeo institucinal na Coopasv

 

A Gerente da COOPASV, Beatriz Pereira compartilhou com os visitantes as abordagens, os resultados e como os cooperados são impactados. Dentre todo o trabalho realizado pela cooperativa podemos destacar o processo de empoderamento dos cooperados que cada vez mais realizam um manejo democrático e transparente, o modelo de negócios, a contribuição da cooperativa no melhoramento das condições de vida das famílias participantes e seu esforço pela sustentabilidade e a qualidade do café. Estes temas ficaram evidenciados durante a visita à propriedade do Sr. Francisco Alves de Assis, presidente da Cooperativa e sócio fundador quem recebeu muito bem os visitantes.

 

Propriedade do Sr. Francisco (Coopasv)

Na parte da tarde, o grupo de degustadores teve a oportunidade de conhecer o Laboratório de Processamento de Produtos Agrícolas da Universidade Federal de Lavras (UFLA), e puderam conversar com o responsável pelo departamento de Engenharia, Prof. Flávio Meira Borém, pós-doutor em Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas e reconhecido internacionalmente por suas pesquisas no ramo da qualidade de café. Conheceram também a cafeteria da universidade, a CafEsal, além de experimentarem os cafés gentilmente preparados pela responsável Helga Andrade, barista  e gestora em Inovação do Café.

 

Cafeteria CafEsal - UFLA

Gloria Pedroza, uma das degustadoras e chefe do Departamento de Qualidade de Café Comercial do NKG de Zug na Suíça, comentou sobre suas impressões ao conhecer o setor de Café da UFLA: “Foi algo muito positivo, importante não apenas para a região, mas também para o país em geral. É um assunto muito importante para a economia do café, para que os alunos tenham acesso à esse conhecimento, desenvolver todos os estudos que estão sendo feitos aqui, melhorar a produção e a qualidade do café, obter plantas que são resistentes à doenças e conservar a produção de café. Então, ter todo esse conhecimento disponível para os alunos é realmente muito importante. É um trabalho que irá refletir não apenas na comunidade, mas também na economia, na melhoria da qualidade do café que é produzido e claro, impacto positivo no dia a dia dos produtores. O Brasil é provavelmente o único país que tem esse tipo de conhecimento específico sobre café e que investe tempo e recursos em estudos. É muito bom, porque trás benefícios não só para o Brasil, como também para muitos outros países.”

 

Ulrich Marsau da Die Rösteri Coffeum  GmbH  de Hamburgo na Alemanha : “Foi tudo muito interessante. Os prédios que compõem a UFLA são muitos e o campus é muito grande.  Eles possuem diferentes instalações aqui que visam desenvolver o conhecimento sobre o café e isso é algo extremamente positivo. Foi muito importante conhecer o Prof. Borém. Nós conhecemos sobre o que ele está trabalhando no momento e pude ter muitas impressões  sobre coisas que nunca havia ouvido falar antes sobre o café, especialmente porque trabalho com torra de café, então meu foco na área do café é outro e então tudo que vi aqui lá ontem foi muito importante para conhecer os investimentos no setor e também nos jovens alunos, que são o futuro do país.”

Com a equipe Coopasv (Sr. Francisco, presidente; Beatriz, gerente e demais membros da cooperativa).

 

Degustadores participantes do 3º Concurso de qualidade – Projeto Regional Força Café e suas respectivas empresas:

Alejandro Molina – Interamerican Coffee – Houston – Eua

Alexandre Ferraz – Stockler - Santos

Ed Kaufmann – Joe Coffee Company – Nova York – Eua

Euler Juvenal Borges – Fundação Neumann  - Santo Antônio do Amparo - Brasil

Gerrit Krueger – Interamerican Coffee GmbH – Hamburgo - Alemanha

Gloria Pedroza – NKG- Zug  - Suíça

José Pinto Neto – Stockler – Espírito Santo do Pinhal - Brasil

Ulli Marsau – Die Rösteri Coffeum  GmbH – Hamburgo – Alemanha

 

Equipe com o Prof. Borém

 

O concurso é organizado pela Fundação Neumann com o apoio da Stockler Comercial e Exportadora Ltda e tem a participação de provadores nacionais e internacionais com o objetivo de melhorar a qualidade dos cafés da agricultura familiar e promove-los no mercado internacional.

 

      Monique Cadorini – Assessora de Comunicação da Fundação Neumann Brasil                                 

 

TAGS: concurso, café, hrns brasil, fundação neumann, neumann foundation, coffee, coopasv, ufla, borém

Visualizar | |   Comentar     |  



1