T Ó P I C O : Cerveja Stout: os prazeres do café e do chocolate no seu copo
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5250
Visitas: 27.801.053
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
Cerveja Stout: os prazeres do café e do chocolate no seu copo
Autor: Leonardo Assad Aoun
381 visitas
1 comentários
Último comentário neste tópico em: 07/04/2017 21:36:13
Leonardo Assad Aoun comentou em: 07/04/2017 18:31
Cerveja Stout: os prazeres do café e do chocolate no seu copo
O estilo de cerveja Stout é um dos mais interessantes e lendários do mundo da cerveja. Um tipo de cerveja carregado de história e curiosidades e que atraem milhares de fãs mundo a fora. Ela foi criada como uma subcategoria das cervejas Porters, que era consumida pelos trabalhadores portuários ingleses e irlandeses no século passado. Inicialmente foram consideradas como uma versão mais forte e mais escura da Porter.
Antigamente as porters mais fortes eram vendidas com o nome de Stout Porters e esse subestilo se desenvolveu tanto que ganhou vida própria. Um outro fator interessante sobre estilo Stout é que ele se confunde com a própria história da Guinness, a cerveja irlandesa que projetou o estilo mundo afora. Hoje em dia ela o estilo é referido apenas como Stout.
As derivações do estilo de cerveja Stout
Fazem parte deste grupo seis estilos, que se destacam po serem de cervejas escuras e amargas. Cada uma das derivações do estilos Stout possuí características distintas e limites de amargor, álcool, densidade e coloração. Podem ser encorpadas ou não, dependendo da variação. E também podem ser secas ou ter um leve dulçor no final do palato. Mas, geralmente as stout tem excelente formação de espuma, uma cor muito escura e aromas e sabores tostados de café, chocolate, capuccino, toffe e caramelo. O amargor vem do lúpulo e também dos maltes torrados/tostados.
Dry Stout – Similar à Porter, porém mais encorpada e cremosa. São reconhecidas pela cor escura, quase preta, aroma torrado que lembra cappuccino e sutil toque de chocolate e cacau. É cremosa, amarga e seca, com espuma que pode ir do claro ao marrom.
Sweet Stout – Esse estilo surgiu no século XIX, quando um fabricante decidiu adcionar lactose à sua receita de cerveja, por ter percebido que as pessoas colacavam açucar na cerveja para diminuir o amargor. São cervejas amargas, equilibradas com o adocicado proveniente do malte e lactose. Mais do que a Dry Stout, essas lembram um cappuccino alcoólico.
Oatmeal Stout – Essa é uma variação da Sweet Stout. Inicialmte foi feita a adição de aveia a receita, com o objetivo de torná-la uma bebida nutritiva, resultando em uma cerveja cremosa e de amargor médio. De cor escura, bastante encorpada, apresenta aromas de malte e aveia.
American Stout – Versão americana do estilo, utilizando ingredientes regionais e com maior presença de amargor. No aroma aparecem variedades americanas de lúpulo, geralmente cítrico, em equilibrio com um aroma forte de malte torrado.
Russian Imperial Stout – essas são cervejas stouts complexas, com variadas quantidades de grãos torrados, aromas frutados, muito lúpulo e álcool. Isso resulta em uma cerveja que traz sensação de calor e possui aromas e sabores únicos.
E aí, vai uma Stout?
Via Cerveja de Todos Os Jeitos
Visualizar |
| Comentar
|