Rede Social do Café

T Ó P I C O : Safra surpresa: Quebra está o dobro do que esperava, diz Cocatrel

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5110

Visitas: 21.864.835

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Safra surpresa: Quebra está o dobro do que esperava, diz Cocatrel


Autor: Leonardo Assad Aoun

480 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 23/07/2017 23:32:51


Leonardo Assad Aoun comentou em: 23/07/2017 20:16

 

Safra surpresa: Quebra está o dobro do que esperava, diz Cocatrel

 

A safra 2017 de café da região produtora de atuação da Cocatrel (Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas), no sul de Minas Gerais, está com 80% da colheita realizada. A afirmação é do engenheiro agrônomo da Cocatrel, Roberto Felicore.

Segundo ele, os trabalhos estão bem adiantados em relação ao normal, já que usualmente nesta época os trabalhos estariam em 50% a 60%. Felicore afirma que a colheita está adiantada porque a safra está surpreendendo para baixo.

Ele observa que há uma diminuição na produção na região de cerca de 50% no comparativo com o ano passado. “E a quebra da safra ainda está o dobro do que se esperava”, diz.

Felicore coloca que a safra já é naturalmente menor dentro do ciclo bienal da cultura. Além disso, choveu pouco entre janeiro e abril. Ele indica que as precipitações no período foram de apenas 240 mm, quando apenas normalmente chove mais de 400 mm. “Isso atrapalhou o enchimento de grão e crescimento de vara”, descreveu.

Não houve problemas com o frio sobre a região até agora. Nas últimas duas a três semanas as temperaturas mínimas têm ficado entre 11 e 12 graus, indica Felicore. Entretanto, a desfolha está bem acima do normal com esse frio e tem ocorrido “muita ferrugem e phoma”. A safra de 2018 pode ser bem prejudicada.

Fonte : Safras & Mercado

Visualizar | |   Comentar     |  



1