Agronomia e Agronegócio

T Ó P I C O : SOJA: Novas variedades de soja são lançadas

Informações da Comunidade

Criado em: 14/12/2006

Tipo: Tema

Membros: 1326

Visitas: 327.828

Mediador: Paulo Henrique Leme

A comunidade do Engenheiro Agrônomo e do Agronegócio brasileiro. Espaço para uma discussão aberta sobre os principais assuntos relacionados ao agronegócio no Brasil. ...

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

SOJA: Novas variedades de soja são lançadas


Autor: Paulo Henrique Leme

8.763 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 25/02/2008 11:19:00


Paulo Henrique Leme comentou em: 25/02/2008 11:19

 

SOJA: Novas variedades de soja são lançadas

 

Os produtores rurais contam com mais 24 novas variedades de soja. Destas, 21 são da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e três da Syngenta. Das 21 novas cultivares da Embrapa, sete são transgênicas. A principal característica dos lançamentos da Syngenta é a precocidade, o que permite ao agricultor aumentar a rentabilidade da propriedade acelerando a colheita e viabilizar com mais facilidade e tempo, o plantio milho safrinha. Todas as entidades de pesquisa do Brasil investem em estudo para novas cultivares de soja.No caso dos lançamentos da Embrapa, as principais características são o alto potencial de rendimento e resistência às principais doenças. Um dos destaques é para a BRS 282, que é filha da Embrapa 48, uma das cultivares que mais fez sucesso entre os produtores brasileiros. Já a BRS 282 alia a alta capacidade produtiva à resistência aos nematóides de galha.A Embrapa aproveita o início de 2008 para mostrar variedades com sabor mais suave. As duas novidades com esta característica são a BRS 258 e a BRS 257.

Além disso, a BRS 257 é isenta das três enzimas lipoxigenases, grandes responsáveis pelo sabor de feijão cru, observado na soja, quando processada inadequadamente.Já a Syngenta oferece a NK 7074 RR, desenvolvida especialmente para atender a demanda da região Centro­Oeste, São Paulo e Minas Gerais. Além desta, há também a VMax RR e Spring RR indicadas para o plantio o Mato Grosso do Sul e na região Sul do Brasil. Esses novos produtos representam a primeira geração de sementes da Syngenta a incorporar a tecnologia RR (Roundup Ready), que confere à planta resistência a um dos principais defensivos da soja, o glifosato. As novas sementes são o resultado de 10 anos de investimentos em pesquisa e uma aposta da Syngenta no mercado de soja, que tem experimentado forte crescimento.

De acordo com dados da Food and Agricultural Policy Research Institute, em 2006 foi registrado o cultivo de 21 milhões de hectares. Já em 2007 esse número pulou para 22 milhões e a expectativa para 2012 é ampliar essa área para 29 milhões de hectares. O diretor de marketing da Syngenta Seeds, Alexandre Develey, revela que para aumentar a participação nesse mercado, a empresa investirá nos próximos quatro anos, cerca de R$ 46 milhões em pesquisa e desenvolvimento para entregar ao mercado produtos que aliem maior produtividade com maior tolerância a doenças e menor custo de produção.

Fonte: A Gazeta - MT-MT

Data: 25/02/08

Visualizar | |   Comentar     |  



1