Rede Social do Café

T Ó P I C O : perda 6 milhões de sacas de café devido a estiagem e calor

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5250

Visitas: 28.348.650

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

perda 6 milhões de sacas de café devido a estiagem e calor


Autor: Marco Antonio Jacob

31.346 visitas

66 comentários

Último comentário neste tópico em: 02/02/2020 21:29:45


Alemar B. Rena comentou em: 05/02/2014 15:22

 

LOS GRANOS VANOS

 

Amigo Sérgio

Estes são os famosos "granos vanos" dos produtores de fala espanhola. Isto é a demonstração incontestável da deficiência de carboidratos, seja porque a reserva já era e a fotossíntese não está dando conta ou até já não existe mais. E quanto mais bonita tiver sido a planta no final de dezembro, e, pior ainda, quanto maior a carga pendente, maior será o desatre -- frutos chochos, mal formados etc., sobre os quais já falei. E quanto mais próximo da saia pior fica. Já vi o fenômeno em grande escala em Luis Eduardo Magalhães em belas plantas irrigadas, com índice de área foliar superior a 7,0, mas com uma safra esperada de 120 sacas/ha. O problema lá ocorre nos anos de temperaturas mais altas. O que pode ser feito agora? Absolutamente nada! O cafeeiro não foi programado geneticamente para produzir isto, o que ocorre quando cultivado a pleno sol -- a espécie é de sub-bosque, já disse. Sua taxa fotossintética sob seca e altas temperaturas simplemente não dá conta de encher o dreno prioritário, os frutos. Imagina como fica o resto da estrutura biológica -- estressada, tudo para. O agravante é que no sub-bosque, onde há pouca luminosidade, o cafeeiro "aprendeu" a fazer frutos grandes, com muita reserva para logo após a germinação, e também a não jogá-los fora (queda) -- o número é pequeno para sua disseminação. Devido aos hormônios citocinina e giberelinas, principalmente, as estruturas reprodutivas sugam a planta, numa luta pela sobrevivência da espécie, de forma semelhante ao que ocorre com o feto dos mamíferos.

Seguramente a safra próxima já está comprometida! 

O HOMEM TEM QUE APRENDER OS LIMITES DA NATUREZA, PRINCIPALMENTE QUANDO AS COISAS DO AMBIENTE ESTÃO FICANDO FORA DO EQULÍBRIO EVOLUTIVO. ESTE É O PREÇO QUE TEMOS QUE PAGAR.

Saudações cafeeiras

Visualizar | |   Comentar     |  


Julio Vaccari comentou em: 06/02/2014 08:35

 

A vaca esta no brejo, retida na lama seca e morrendo

 

A quebra agora esta acelerada a catástrofe climática aumenta seu potencial destrutivo a cada dia, os cafeeiros mostram no Sul de Minas, Mogiana e Cerrado que não tem mais condições de segurar a grande carga de café e estão expulsando gradativamente seus frutos levando-os a morte precoce, as ultimas informações que esses cafeeiros estão nos passando é de muito tristeza e não há perspectiva de melhora nos próximos 10 dias, a quebra de 30/35% estimada para depois de 25 de fevereiro estava subdimensionada, infelizmente o impacto da seca+alta temperatura+umidade relativa do ar vai ser muito mais perverso. As ultimas avaliações indicam que no final de fevereiro de 40/45% da safra poderá estar comprometida nas regiões citadas. A situação é alarmante infelizmente.

Quais são as consequências deste desastre climático para 2015/16 ?
Qual será a reação dos produtores de Robusta ?

É certo que haverá uma maior expansão do mercado de Robusta nos próximos anos.


juliovaccari......(aguardando mais adjetivos e características)
juliovaccari é insuperável em "IDIOTICES" e já entrou com pedido de patente
juliovaccari é um desesperado e esta sempre vendido
juliovaccari é gentinha piquena
juliovaccari é gentinha di 5a. catigoria
juliovaccari produz miséria na cafeicurtura
juliovaccari é inergumeno
juliovaccari é nhorante i qui só óia pru prórpiu umbigu
juliovaccari é maligno
juliovaccari é maldoso
juliovaccari tece comentários infelizes
juliovaccari deseja que os pequenos produtores morram de fome
juliovaccari é fantasma
juliovaccari num tem cara, num tem coração e num tem sentimentu
juliovaccari num tem coragi di coloca foto, nem completa o perfil no RSC
juliovaccari não põe a cara a tapa
juliovaccari fala,fala,fala e num diz nada
juliovaccari é doidin
juliovaccari é confuso
juliovaccari é exagerado
uliovaccari é insuperável em "NESCIEDADE" e já entrou com pedido de patente
juliovaccari é urubuzão que vive só da carniça dos outros
juliovaccari da bom dia a vários mamíferos irracionais e leva coices dos mesmos
juliovaccari é insano, surrear, quebradô di cafeicutor, fascínora, manipulador, abutre, especulador, bandido, mentiroso, conspirador, irracional e tem alma pobre que vai arder no fogo do inferno
juliovaccari indiscutivelmente é o primeiro NÉSCIO da Rede Social de Café
juliovaccari é ridículo, arrogante e insultador
juliovaccari é covarde e vagabundo
juliovaccari andou vendo os outros andarem
juliovaccari sempre pode ser mais estupido que sua vã filosofia possa entender
eu acredito no Deus de Spinoza

juliovaccari1@gmail.com

Não há verdades absolutas e caminhos sem volta, existem parâmetros na jornada da humanidade que só se sustentaram e sustentam conforme entendemos o que é exploração humana.

O néscio anda porque vê os outros andarem

Temos uma certeza no ambiente aberto, o número de imbecis é enorme
Grigori Yakovlevich Perelman

A linha aberta da conectividade e troca de conhecimento mostrou as escancaras o senso de mediocridade da maioria dos seres humanos, a nulidade da veiculação do anticonhecimento transforma a internet em uma grande lixeira fétida.
Lenor Görik
 
Lamentavelmente, falta caráter quando sobra dinheiro!
Celso Luis Rodrigues Vegro

Visualizar | |   Comentar     |  


Marco Antonio Jacob comentou em: 06/02/2014 08:37

 

uma boa e uma má noticia

 

Caros colegas,

Hoje me sinto orgulhoso, pois ontem, recebi em minha casa uma visita de um amigo, Cesar de Castro Alves, analista do mercado de café da MB Agro, uma das maiores consultorias do Brasil em cenários agrícolas. O veículo que nos fez criar este vinculo de amizade foi a “nossa” RSC, pois através de nossa comunidade que nos conhecemos, e ontem, ele  viajou 3 horas sobre um SOL escaldante, de São Paulo até Espírito Santo do Pinhal, exclusivamente para me conhecer pessoalmente. Enfim, batemos um longo papo, visitamos o comércio cafeeiro, onde pude apresentar-lhes meus amigos.

Antes de que eu vá aos finalmente deste “post”, o Cesar é agrônomo, nascido e criado em Araxá-MG, que fica no Cerrado Mineiro, e, vem de uma família de cafeicultores, então conhece do riscado.

Após terminarmos nossas visitas nos exportadores e comerciantes de café locais, por volta das 15:30 horas decidimos visitar algumas lavouras de café, para vermos o estado geral das mesmas.

O local escolhido foi o Bairro da Santa Luzia, pois têm vários pequenos e médios produtores, em sua grande maioria de origem italiana, todos eles extremamente caprichosos e zelosos com suas lavouras de café, assim sendo veríamos várias lavouras de donos diferentes, e cada uma com o tratos culturais personalizados de acordo com seus proprietários, explicando, não veríamos uma só grande lavoura, queríamos um lugar de diversidade de lavouras de café.

As únicas condições que que impus ao Cesar, foi que ao longo da estrada que leva a este povoado, ele escolheria as lavouras que analisaríamos, e, deveríamos analisar pelo menos 50 metros dentro da lavoura (para evitar beira de estrada), e, ele escolheria a rua, e adentraríamos pelo menos uns 30 metros pela rua, para analisar o miolo da lavoura.

Demos preferência para lavouras adultas, com aproximadamente 12 cm de diâmetro do caule junto ao solo.

Minha conclusão de analise:

Condição de vegetação: as ramas de café vegetarão apenas uns 15 cm , quando deveriam ter vegetado uns 30 cm.

Folhas: muitas folhas apresentavam forte escaldadura, isto no terço médio da planta, o pé inteiro tinha coloração opaca, desidratadas, com uma coloração verde clara querendo amarelar. No terço superior, as folhas já se encontravam bastante murchas, quase enrolando.

Frutos: em geral pequenos, apresentavam uma coloração verde opaca, desidratados, alguns amarelando não por amadurecimento, mas por fadiga.

Interior dos frutos: cortados ao meio, davam impressão de serem pouco suculentos, os pergaminhos apresentam uma cor amarelada puxada para âmbar, e já se encontram em estado de rigidez, como me ensinou, descreveu e alertou-me o Mestre Rena:

“Caso o fenômeno se dê durante a fase de expansão do fruto, o pergaminho endurece muito rapidamente, limitando drasticamente o seu tamanho, mesmo que chova bem, depois -- a pressão de turgescência no interior do fruto causada pela hidratação pode não sobrepujar a resistência oferecida pelo pergaminho.”

See more at:

http://www.redepeabirus.com.br/redes/form/post?topico_id=50228#sthash.sR5emcA3.dpuf 

 

Lavouras Novas: 2 e 3 anos, todas em ponto de murcha, com grande incidência de folhas escaldadura, e com baixíssimo crescimento vegetativo, a impressão que se têm que pararam no tempo.

 

Esqueletamentos : com baixíssimo crescimento vegetativo.

 

Conversa com Produtores: Estivemos no Sitio do Toninho Ragazzo , antiguíssimo cafeicultor , e doa mais caprichosos , mantem uma granja de frangos só para tirar o esterco e empregar nas suas lavouras de café (90 há ) , e , infelizmente ele não estava , mas seu filho nos atendeu , moço dos seus 37 anos , nascido na saia dos cafezais , agrônomo , e ,  que pega na lida do café  , segue seu relato :

- Nunca vi acontecer isto na minha vida, e nem meu pai viu também, um janeiro e fevereiro tão seco e tão quente. O fertilizante da adubação de janeiro está no rancho, nem sei se colocaremos mais, acho que não vai dar mais tempo do fruto aproveitar, só se for pensando na outra safra, que também está comprometida pela falta de vegetação dos cafezais.

Uma coisa que notei, foi que seus olhos lacrimejaram quando nos relatava.

Impressões Gerais: meu parecer é que este pequeno extrato do parque cafeeiro da Baixa Mogiana , localizado no Bairro Santa Luzia , com altitude de 900 metros , em Espírito Santo do Pinhal – SP , cidade conhecida pelo seu clima ameno , NÃO SUPORTA MAIS O CALOR E FALTA D’AGUA , ESTA AGONIZANDO.

Peço ao meu amigo César que tente postar as fotos, e, também faça seu relato.

 

Pediria aos participantes da RSC , que vão ao campo e examinem cuidadosamente as lavouras cafeeiras.

 

 

 

 

 

Visualizar | |   Comentar     |  


wagner comentou em: 06/02/2014 09:23

 

um doce amargo, um amargo doce

 

Caro amigos do RSC,

Como participante do mercado, vemos sempre os acontecimentos climaticos desta forma, um doce amargo ou amargo doce como preferirem.

A cada dia que passa relatos que vem sobre a seca e a alta temperatura que assola nossa cafeicultura, o amargo seria o estrago irreparável das lavouras trazendo preuízos ainda nao mensuraveis, pois ainda estamos com este modelo climático atuando e deverá ficar assim segundos modelos matemátidos até meados de março.

A reação do mercad oserá de especular para cima que se refletirá em preços melhores para o café o que traz o docce, mas saber que teremos uma produção pequena e que existe o comprometimento de todo uma estrutura e lógico dando força para hoje o grande rival para a produção do arabica que é o robusta, nos traz o amargo, bem amargo.

As consequencias deste clima devera ser uma nova tendencia de alta, pois a quebra se traduzirá em preços para os próximos dois anos , poderemos ver novas altas e teste de topo se o prejuízo for do tamanho que alguns participantes como Sr. Julio Vacari já estima em torno de 30% podendo chegar a 40%.

Parabens Sr. Jacob e continuem mandando fotos e relatos de suas regiões , pois estas informações nos trará base para uma analise melhor detalhada consistente e mais fria

Visualizar | |   Comentar     |  


Cesar de Castro Alves comentou em: 06/02/2014 10:11

 

link das fotos que tiramos

 

Caro Marco e demais colegas da RSC,

Neste link postei as fotos que tiramos ontem. Compartilho totalmente com este relato feito por você Jacob. Obrigado pela excelente oportunidade de trocar preciosas idéias com a turma de Pinhal.

https://www.dropbox.com/sh/prxy8yl0870bvy6/mbbM5Q8Poi

 

As lavouras mais novas estão realmente de dar dó.

As mais eradas, algumas até com boa carga, estão menos abaladas visualmente, não exibindo murcha forte como as novinhas, mas é clara a envergadura das folhas nos ponteiros, muita escaldadura, alguns ramos com frutos amarelados mas o que mais me chamou atenção foi o crescimento pequeno dos ramos plagiotrópicos que serão a produção do próximo ano. Parece que a planta está mesmo paralizada neste momento.

Os frutos verdes que trouxe para abrir em casa não estão com o este aspecto apodrecido como as de Coromandel mas achei os mesmos bem miúdos.

saudações

 

 

 

 

Visualizar | |   Comentar     |  


Sergio Parreiras Pereira comentou em: 06/02/2014 12:15

 

FOTO e depoimento enviados por Vandelino Dias Junior

 

A estiagem ocorrida no Sul de Minas neste mês de janeiro comprometeu o desenvolvimento dos grãos para esta safra. Em Muzambinho chuveu em 80 mm, sendo que a media é 280 mm.
Grande parte das lavouras apresentam as favas mau grandas, conforme foto anexa. Isto fara que ocorra um baixo rendimento dos grãos após a secagem e o beneficio, ou seja, iremos colher graos cerejas que após o beneficiados não terão tamanho e peso adequado sendo retirados junto com a palha ou na escolha.
Em media para se produzir uma saca de café beneficiada são necessarios de 480 a 500 litros de café cereja vindo da roça. Com a má formação deste grãos serão necessários mais litros de café para produzir uma saca beneficiada.


 

Vandelino Dias Junior
Técnico Agrícola - COOXUPÉ
Graduando do Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura

IFSULDEMINAS / Campus Muzambinho - MG

Visualizar | |   Comentar     |  


Sergio Parreiras Pereira comentou em: 06/02/2014 12:36

 

São Pedro da União - MG

 

Falta de chuvas na região baixa Mogiana em São Pedro da União-MG, compromete colheita de café em 2014.
A falta de chuvas na região baixa Mogiana em São Pedro da União-MG, pode comprometer a produção de café do ano 2014/2015 e futuras colheitas. O plantio de mudas de café tardia não receberam agua adequada e estão morrendo. Nas lavouras de produção está entrando para fase de estresse hídrico, porque recebeu apenas uma adubação, além disso pouca agua, são casos isolados mas se continuar a seca neste mês o problema poderá ficar pior.

https://www.facebook.com/#!/arrudas

 

 

Visualizar | |   Comentar     |  


Rogério Nery comentou em: 06/02/2014 13:51

 

Antes de tudo vão ao campo...

 

Aqui dos nossos escritórios no conforto do ar condicionado, é muito facil fazer as nossas previsões de quebra de safra, gerando especulaçãoes que na verdade não acrescenta nada nesse momento. Peço não sejamos como as previsões impiricas da CONAB, que geralmente usa dados apenas baseado em numeros,previsões e estastiticas, então vá ao campo e comprove que a quebra ja é uma realidade para essa safra 2014 e para 2015 também. Dentro do projeto Coffee & Climate ja usamos alguns ferramentas para minimizar as possiveis mudanças climaticas nas regiões produtorsa de café no mundo e lhe garanto senhores essa estiagem foi algo que ninguem esperava. Conclusão ninguem é dono da verdade o suficiente para avaliar o atual cenario!!!

Visualizar | |   Comentar     |  


Edmundo Modesto de Melo Modesto comentou em: 06/02/2014 14:14

 

prejuízo da estiagem

 

Alguns já falam em prejuízo de 6 milhões de sacas. Eu acho prematuro dizer um valor destes pois temos que esperar reações da planta se começar a chover em Fevereiro. Que teremos prejuízo é fato mas afirmar valores é chute.

Edmundo Modesto de Melo

 

 

 

Visualizar | |   Comentar     |  


Enivaldo Marinho Pereira comentou em: 06/02/2014 17:50

 

o calor esta ate no preço cada dia mais quente

 

Boa Tarde

na minha opiniao isso tudo vai passar logo e com poucas chuvas ja era,ninguem vai falar de quebra e nem de seca, e muito cuidado pois o preço com certeza vai cair igual a propria chuva,  pois a cultura do cafe aceita tudo o que estamos passando, e os corretores e compradores pulam de alegria . No caso nosso que somos cafeicultores vamos sentir isso tudo que esta acontecendo somente no fim de agosto e setembro , quando no beneficio vamos ver a renda baixa e frutos pequenos e muita palha melhosa.

 

abraços 

 

Enivaldo   pioiiiiiii

Visualizar | |   Comentar     |